TRANSPLANTE CAPILAR

Pré e Pós-Operatório

Pré-Operatório do Transplante Capilar

Após uma cuidadosa avaliação do seu histórico, seguido do exame físico, são dadas orientações pré-operatórias individualizadas. Abaixo estão orientações gerais para um bom transplante capilar.

Nos Dias que Antecedem o Transplante Capilar

Os medicamentos relacionados alteram a coagulação sanguínea ou podem interagir com outras drogas. Por favor, avise-nos se estiver tomando qualquer destas drogas e antes de tomá-las ou suspendê-las converse com seu médico.

MedicamentoEvite por
*Minoxidil3 dias
Complexos vitamínicos (principalmente vit. B e E)7 dias
Salicilatos e outros antiinflamatórios7 a 14 dias
Antidepressivos tricíclicos10 a 14 dias
Anticoagulantes10 a 14 dias
Beta bloqueadores10 a 14 dias
Inibidores da MAO10 a 14 dias

Evite fumar por 14 dias. O cigarro sabidamente retarda a cicatrização e pode comprometer o resultado da cirurgia.

Bebida alcoólica deve ser evitada por 3 dias.

Entre em contato conosco com antecedência em caso de qualquer enfermidade ou se você achar necessário alterar/cancelar o dia da cirurgia.

Se você pinta o cabelo, faça-o até três dias antes da operação. Você poderá pintá-lo novamente somente após três semanas.

Na Véspera do Transplante de Cabelo

  • Compareça à Clínica Speranzini para tirar fotos e fazer a marcação. Isto abreviará o início da operação na manhã seguinte. Traga exames pré-operatórios. Para a técnica FUE é necessário raspar a cabeça. Durante a consulta será discutido se a raspagem será parcial ou total.
  • A marcação é feita com caneta cuja tinta pode manchar a roupa de cama. Para evitar que isto aconteça daremos a você uma touca cirúrgica para colocar na cabeça durante a noite.
  • Evite refeições pesadas ou alimentos não habituais
  • Lave a cabeça com cuidado para não apagar a marcação pré-operatória
  • Tenha uma boa noite de sono. Ao contrário do que muitos acreditam, passar a noite em claro não fará com que você durma melhor durante a cirurgia

Na manhã da cirurgia

  • Não aplique gel ou creme no cabelo
  • Não faça exercícios físicos
  • Tome um café da manhã normal, sem exageros
  • Tome seus medicamentos habituais normalmente
  • Providencie um acompanhante para levá-lo para casa ao final do procedimento. Se isto não for possível, aconselhamos optar pelo táxi, que poderemos solicitar para você

Pós-Operatório  – Técnica FUE

Pós-operatório FUEÁrea receptoraÁrea doadoraO que fazer?
Primeira noiteMilhares de fios transplantados. Recomendável ficar com um curativo.Geralmente indolor, mas incômodo varia de pessoa para pessoa.Geralmente nada. Se houver algum incômodo, tome um analgésico simples (p.ex.Novalgina).
Dia seguintePequenas crostas em cada unidade transplantada. Dormência da pele.Geralmente indolor. Pode haver dormência da pele.Durante o banho retire o curativo da cabeça. Lave-a com cuidado, sem esfregar. Pode usar xampu, com água morna ou fria.
2-6 diasPequenas crostas em cada unidade transplantada. Raramente há inchaço, que pode ocorrer na testa e excepcionalmente nos olhos. (duração limitada a aproximadamente 4 dias).Pequenas crostas em cada unidade extraída.  Dormência persisteIdem. Primeiro retorno entre 2º. e 4º dia.
1 semanaQueda das crostas da linha anterior. Edema ausenteInício da queda das crostas da área doadora.Não esfregar áreas doadoras ou receptoras durante o banho
2 semanasQueda das últimas crostas. Maioria dos fios permanece.Geralmente não há crostasSegundo retorno para reavaliação. Pode esfregar, com cuidado, áreas doadora e receptora
2-8 semanasQueda dos fios transplantados. Pode haver vermelhidão na região. Folículos entram em repousoCabelo remanescente alcança um a três centímetros. Pode haver vermelhidão na região.Pode esfregar áreas doadoras e receptoras. Evite sol no local Pode cortar ou tingir o cabelo
2-4 mesesExcepcionalmente pode haver queda de alguns fios remanescentes da área receptora. A maioria volta a nascer em 3 a 4 meses. Vermelhidão na região pode persistir, mas geralmente diminui.Excepcionalmente pode haver queda de alguns fios remanescentes na área doadora. Retorno parcial da sensibilidade.Aos dois meses terceiro retorno no pós-operatório. Luz solar permitida, porém com uso de protetor no local. Pode realizar corte de cabelo.
3-6 mesesCabelo remanescente tem três a seis centímetros. Cabelo transplantado começa a crescer no quarto mês, mais fino do que o normalCabelo remanescente tem três a seis centímetros.Aos cinco meses quarto retorno no pós-operatório. Pode realizar corte de cabelo para uniformizar fios transplantados.
5-9 mesesA maioria dos fios já nasceu
10 mesesA maioria dos fios atingiu mais de 5 cm. Resultado definitivo é alcançado.Aos dez meses quinto e últimos retorno no pós-operatório.

 

Dr. Mauro Speranzini fez um breve vídeo abordando o pós-operatório do procedimento de transplantante capilar com a Técnica FUE, confira :

Compartilhe: