Micropigmentação capilar: um complemento estético para homens e mulheres
31 de janeiro de 2023A micropigmentação capilar é um procedimento muito interessante para as pessoas que sofrem com a calvície, capaz de tornar o couro cabeludo menos perceptível. Além de melhorar a aparência da área afetada pela perda de cabelo, consegue disfarçar pequenas cicatrizes ou falhas. Mais do que isso, também atua como importante coadjuvante no transplante capilar.
Trata-se de uma técnica não cirúrgica realizada por meio do uso de um aparelho chamado dermógrafo, no qual se acopla uma agulha descartável com a qual se insere pigmentos, ou seja, tintas específicas na derme, na região do couro cabeludo. A aplicação é feita em um plano mais superficial, o que possibilita traços mais delicados e precisos, simulando os fios de cabelo. Com o passar do tempo, a tinta se torna mais borrada e pode mudar levemente de cor, com tendência a clarear.
Pequenas cicatrizes ou falhas são camufladas em menos de uma hora. Áreas maiores podem levar até quatro horas por sessão. A anestesia local em todos os casos elimina a dor durante todo o procedimento. Nos primeiros dias após a micropigmentação capilar, a pele pode ficar avermelhada.
Os médicos do Grupo Speranzini também recomendam que o paciente não coce o local, pois a retirada de crostas pode remover o pigmento. Além disso, é importante não lavar a cabeça durante dois dias e evitar piscina com água clorada por duas semanas.
Outra dica é evitar a exposição solar e proteger a cabeça com chapéu ou boné. Após duas semanas, o paciente poderá usar protetor solar no local. Em média, os especialistas sugerem nova avaliação após um ano e meio da realização do procedimento, ou antes, caso o paciente sinta a necessidade de uma sessão complementar em razão do clareamento gradativo do pigmento.
Por fim, na prática, o procedimento não deve ser considerado uma solução definitiva para a calvície. Por outro lado, vale destacar que os resultados de uma micropigmentação bem feita, associada ao transplante capilar, refletem em ganhos que vão além da aparência física, contribuindo diretamente para o resgate da autoestima e do convívio social. Nesse sentido, um dos fatores mais importantes para o sucesso da micropigmentação capilar é ter a consciência de que ela deve ser realizada por um profissional reconhecidamente capacitado, depois de ter sido recomendada por um médico especialista no tratamento cirúrgico e/ou clínico da calvície.