Tricologia

Queda de cabelo – 13 questões essenciais que você precisa saber

31 de janeiro de 2023

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que nem toda queda de cabelo é sinônimo de doença no couro cabeludo. A queda faz parte, também, do ciclo natural do pelo, que consiste em quatro fases: crescimento (anágena), transição (catágena), repouso e queda (telógena). Neste caso, trata-se de algo esperado, ou seja, um fio cai, mas outro nasce no lugar com as mesmas características.

Já quando a queda excede muito o volume considerado normal, outros fatores podem ser responsáveis por desencadear o processo, como por exemplo: caspa, seborreia, infecção do couro cabeludo, alterações hormonais, ovários policísticos, estresse, deficiências nutricionais, uso de determinados medicamentos, reação alérgica, genética e doenças autoimunes, infecciosas e parasitárias, entre outros.

O tema é complexo e de muito interesse de quem sofre com o problema. Por isso, aproveitamos para listar abaixo as principais dúvidas sobre a tão temida queda de cabelo, relatadas por pacientes durante as consultas com os cirurgiões e dermatologistas / tricologistas do Grupo Speranzini (clínica Speranzini e clínica Guardiões do Cabelo).

• Calvície tem tratamento?

Sim! Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor. Ao primeiro sinal, procure imediatamente o dermatologista especializado em tricologia. Só ele está apto a investigar a origem e determinar o tratamento mais adequado. O transplante capilar é uma importante alternativa quando a calvície tem origem genética.

• A queda de cabelo é mais comum no homem do que na mulher? Por quê?

A calvície androgenética é mais comum nos homens. Somada às doenças que podem gerar a queda de cabelo, eles ainda são mais acometidos pela queda de cabelos, embora venha crescendo o número de mulheres com o problema. Nelas, a queda pode ocorrer por alterações hormonais devido aos ovários policísticos, doenças autoimunes (mais comuns em mulheres) e à própria menopausa, por exemplo.

• Que doenças interferem no crescimento capilar de modo rápido, antes mesmo de serem diagnosticadas?

Vale destacar anemia, alterações na tireoide, lúpus e a alopecia sifilítica – queda de cabelos decorrente da sífilis.

• Além das doenças, quais hábitos ruins também levam à queda de cabelos?

A alopecia de tração, por exemplo, leva à queda do cabelo em longo prazo. Deixar o couro cabeludo oleoso (o que leva à formação de dermatite seborreica) não provoca queda diretamente, mas muita oleosidade pode causar coceira, infecção e, assim, comprometer o crescimento do cabelo. Aplicar condicionador ou leave-in no couro cabeludo pode aumentar a oleosidade e levar a uma dermatite seborreica e, esta, provocar a queda dos cabelos. Fazer uso de extensões em fios muito finos, com técnica inadequada ou repetidas vezes também pode levar à queda de cabelo.

• Quando a preocupação com a queda de cabelo de uma pessoa com mais de 50 anos de idade deve ser um alerta?

Em primeiro lugar: sexo. Na mulher, pode estar relacionado à menopausa. No homem, não há relação com alterações hormonais do envelhecimento. A queda normal é 50 a 100 por dia. Números muito maiores devem ser investigados. O local onde os fios caem também é importante para se identificar um padrão característico, o que ajuda no diagnóstico quanto à etiologia da queda.

• O tratamento da queda de cabelos com a finasterida causa impotência sexual no homem?

Pelos números, pode-se dizer que não. Existe uma pequena porcentagem que é relatada na bula do medicamento – menos de 2%. Por isso, este efeito colateral é raro e costuma regredir após a interrupção do uso. Assim, vale a pena tentar.

• Há um “teste” rápido que consiste em passar a mão no cabelo e depois contar quantos fios ficaram presos entre os dedos. Até cinco fios na mão é considerado normal. Mais do que isso, seria algo patológico?

O que existe, de fato, é o teste de tração leve. A patologia se caracteriza a partir de 10% de fios que se soltam na amostra colhida. Importante ressaltar que alguns fatores podem alterar o resultado do teste, como a oleosidade do couro cabeludo, a força aplicada pelo dermatologista e se o paciente lavou o cabelo no dia do teste, por exemplo. Teoricamente os fios chamados telógenos (aqueles que já se espera na queda diária) já terão caído no banho.

• Qual a consequência do uso de chapinha, secadores e babyliss nos cabelos?

O uso prolongado e exagerado pode causar desgaste e quebra do fio, deixando os cabelos sem brilho e fracos, podendo levar até a um aumento da queda e, posteriormente, a uma perda capilar irreversível.

• Os cabelos caem mais no inverno?

Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborreica – a caspa.

• A oleosidade faz o cabelo cair?

A oleosidade é outro fator geralmente associado à queda de cabelos em homens. Isto ocorre porque os estímulos que fazem os cabelos caírem são os mesmos que elevam a produção do sebo no couro cabeludo.

• Usar gel causa queda de cabelo?

Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.

• Usar boné faz cair os cabelos?

O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso, pois pode agravar doenças como a dermatite seborreica, que pode ser um coadjuvante da queda.

• A caspa favorece a queda?

Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborreica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).