Otoplastia

Alargadores e piercings podem prejudicar a estética da orelha?

3 de março de 2023

Quase 100% das pessoas que ostentam alargadores e piercings nas orelhas, o fazem como forma de expressão. Essa “tribo” de homens e mulheres, geralmente formada por jovens, faz questão de mostrar atitude e personalidade fortes. Até aí, tudo ok! Mas se lançarmos luz na questão sob o ponto de vista anatômico, será que alargadores e piercings, por exemplo, podem prejudicar a estética da orelha?

Antes, vale lembrar que brincos pesados ou até mesmo acidentes também podem ser a causa de problemas estéticos nas orelhas. As lacerações na região são popularmente conhecidas como “rasgo na orelha”. Independente do motivo, a orelha rasgada causa incômodo e muitas vezes constrangimento por conta da deformidade, refletindo diretamente na autoestima.

A reconstrução do lóbulo para corrigir a orelha rasgada, cirurgia chamada lobuloplastia, é indicada para pessoas de ambos os sexos e não tem restrição de idade, por se tratar de um procedimento da cirurgia plástica reparadora. “É um procedimento rápido, de cerca de 30 minutos. Não há necessidade de internação e o paciente volta pra casa no mesmo dia. Um curativo deve ser usado por, pelo menos, 24 horas após a cirurgia”, tranquiliza Dr. Mauro Speranzini, cirurgião plástico referência internacional em correções estéticas das orelhas.

Após a cirurgia reparatória, a retomada do uso de acessórios varia caso a caso. No entanto, Dr. Mauro alerta que, para os casos relacionados aos alargadores muito grandes, pode não ser mais possível fazer um novo furo e a cicatriz pode ficar aparente. “Em geral, em 30 dias o resultado da cirurgia apresenta um visual bem natural; porém, o resultado definitivo ocorre, em média, de dois a seis meses após o procedimento”, explica o médico.

Para finalizar, é importante ressaltar que hoje existem novos métodos capazes de garantir resultados definitivos bem-sucedidos no primeiro e único procedimento para diversas situações envolvendo as orelhas. Consulte um cirurgião efetivamente especialista em orelhas. A escolha criteriosa do profissional é determinante para o sucesso do procedimento.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.