Otoplastia

Correção da orelha de abano é um dos procedimentos mais realizados no Brasil

3 de março de 2023

O Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo. Com aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos ao ano, o país ultrapassou os Estados Unidos e o México, segunda e terceira colocados, respectivamente. Isto é que revelou um estudo recente que reuniu dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Chama a atenção na pesquisa o crescimento da otoplastia. Entre os homens, a correção da orelha de abano no Brasil já ocupa o 5º lugar. Entre as mulheres, a otoplastia também apresenta crescimento constante na busca por quem quer deixar para trás este estigma que tira o sono de tanta gente que sofre com a anomalia.

Uma das explicações para justificar o significativo aumento na procura pela otoplastia passa pelo período mais crítico da pandemia do Covid-19 quando, da noite para o dia, todas as pessoas do planeta experimentaram longos dias de confinamento. Com isso, veio a nova realidade: passar horas olhando o próprio rosto na tela durante as videochamadas, o que provocou um efeito sem precedentes na vida de milhões de pessoas.

Nascia ali o fenômeno chamado zoom boom: um olhar diferente sobre si mesmo que desencadeou uma corrida aos consultórios de dermatologistas e cirurgiões plásticos em busca da correção de imperfeições antes não percebidas de forma evidente. Aliás, em linha com a grande procura, desde então os números da clínica Speranzini também registram um crescimento acima da curva no que diz respeito à correção da orelhas de abano.

Na prática, de fato, o resultado bem-sucedido da otoplastia evita complexas e desastrosas consequências causadas por piadas e brincadeiras, infelizmente tão comuns no convívio social, em todas as fases da vida. “O indivíduo que sofre ou sofreu bullying geralmente somatiza frustrações com o passar do tempo. Daí surgem os quadros de sentimento de inferioridade, timidez excessiva, depressão, isolamento e insatisfação. Dificuldades na abordagem afetiva e a sensação de inabilidade para alcançar conquistas profissionais também são reflexos diretos”, afirma Dr. Mauro Speranzini, um dos maiores especialistas do mundo na correção da orelha de abano.

A cirurgia para a correção da orelha de abano, sobretudo a baseada na oto definitiva, cujos resultados levaram a otoplastia a uma nova era no Brasil e no mundo, é um procedimento cirúrgico de baixo risco. Normalmente o paciente volta para casa no mesmo dia. Realizada com anestesia local, tem pós-operatório seguro e tranquilo, com baixíssimo índice de complicações.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.