Orelhas de abano – corrija o problema na idade certa e não sofra bullying
3 de março de 2023Este, sem dúvida, é um questionamento que povoa constantemente a cabeça de crianças e adultos que sofrem com os transtornos causados pelo fato de terem orelhas em formato de abano.
E a resposta é simples! A idade ideal para fazer a otoplastia, nome técnico da cirurgia de correção das orelhas de abano, é justamente a partir do momento em que a anomalia passa a ser, de fato, um problema na vida da pessoa, seja através de constrangimentos causados por bullying ou mesmo pela sensação de ver refletida no espelho a insatisfação com a própria imagem.
Nem todo mundo se incomoda com alguma imperfeição ou característica própria considerada fora do padrão de beleza atual. Sim, há quem encare o fato numa boa! Porém, para outros tantos, é uma tarefa diária dolorosa encarar e transpor barreiras emocionais. Para esse grupo de crianças, jovens ou adultos, os transtornos causam efeitos diretos e severos na autoestima.
Sob o ponto de vista clínico, a única limitação que há é a idade mínima para a realização da cirurgia com segurança e eficácia. Dr. Mauro Speranzini, um dos mais respeitados cirurgiões do mundo na especialidade, criador da oto definitiva, associação de técnicas cujos resultados levaram a correção das orelhas de abano a uma nova era no Brasil e no mundo, ressalta que a recomendação médica é que o procedimento ocorra só a partir dos seis anos.
“Esta é a idade em que as orelhas, que são compostas por cartilagem, atingem o tamanho definitivo, permitindo qualquer intervenção eficaz na posição ou no formato. Além disso, a percepção sobre a própria aparência também desperta nesta fase da vida, quando a própria criança começa a se incomodar com as orelhas de abano”, aponta Dr. Mauro.
O procedimento de correção das orelhas de abano é considerado relativamente simples, desde que conduzido por um cirurgião comprovadamente especialista em otoplastia. A cirurgia é feita com anestesia local, dura entre duas e três horas, não necessita internação e deixa cicatrizes normalmente imperceptíveis a olho nu.
Orelhas de abano na infância e na adolescência
Com foco nas crianças e adolescentes que sofrem com os problemas gerados pelas orelhas de abano, os maiores transtornos ocorrem na idade escolar. Pela pouca experiência ficam expostos, geralmente sem preparo psicológico para enfrentar o bullying, na medida em que os transtornos sofridos por conta das orelhas de abano geram acúmulo capaz de provocar distúrbios para o resto da vida. Sem dúvida uma fragilidade perigosa!
De acordo com o Dr. Mauro Speranzini, em tese, tendo como base a estrutura emocional no enfrentamento do problema, deve-se considerar que a idade ideal para fazer a correção do abano seria entre a infância e a adolescência, com o objetivo de evitar o mais cedo possível as brincadeiras de mau gosto e o impacto que isto causa no desenvolvimento da personalidade e na autoestima da garotada.
Orelhas de abano em adultos jovens
Adultos jovens, aqueles com idade entre 20 e 35 anos, são os que mais buscam a correção das orelhas de abano. Isso se dá pelo fato de que nesta fase da vida, o indivíduo atinge parcial ou total independência financeira, podendo tomar a decisão por si só, sem a necessidade do aval ou do suporte financeiro de outras pessoas.
Orelhas de abano em adultos maduros
Um fato! Foi-se o tempo em que pessoas mais maduras, acima dos 40 anos, pouco se incomodavam com questões estéticas, como por exemplo, ostentar orelhas de abano. Hoje, é cada vez mais frequente pacientes maduros assumirem o incômodo que carregam há anos e se submeterem à cirurgia para corrigirem o abano. Sempre é tempo!