Otoplastia

Otoplastia – conheça os erros mais comuns

3 de março de 2023

A cada ano, a otoplastia se consolida no ranking dos procedimentos estéticos mais procurados. Livrar-se definitivamente dos transtornos causados pelas orelhas de abano parece ser um sonho cada vez mais possível. Esta é a boa notícia! Por outro lado, a má notícia é que este cenário de crescimento e oportunidades também expõe situações preocupantes. É o caso do aumento nos erros cometidos nos procedimentos. A seguir, vamos abordar os erros mais comuns na otoplastia.

A cirurgia plástica no Brasil vive um momento de extrema evolução em todos os níveis, mas mesmo com os importantes avanços e o desenvolvimento de técnicas revolucionárias que levaram a cirurgia de correção da orelha a uma nova era no Brasil e no mundo, – como a Oto definitiva, desenvolvida e aperfeiçoada pelo Dr. Mauro Speranzini, os resultados indesejados pipocam a todo instante.

Erros na otoplastia por imprudência médica

É preciso destacar que os erros mais comuns na otoplastia são ocasionados por imprudência do cirurgião. “Isso acontece quando o médico não aborda todos os aspectos e a estrutura da orelha como um todo e parte para a uma correção pontual, seja no lóbulo, na concha, na parte central, na parte superior etc. Resultado: corrige-se um local e cria-se um problema em outra região”, explica Mauro Speranzini.

Na cirurgia para a correção da orelha de abano, outro fator que chama a atenção é quando a cartilagem, machucada durante o procedimento, produz irregularidades visíveis. Há situações, inclusive, em que o médico, a pedido do próprio paciente, vai além do bom senso e do padrão estético e pratica uma intervenção agressiva, capaz de sair de uma situação de abano para uma orelha praticamente ‘colada’ na lateral da cabeça.

Alerta…

Números da área médica indicam que mais de 95% dos erros em cirurgias plásticas foram cometidos por profissionais que não passaram pela residência específica e/ou não possuem experiência comprovada. Portanto, fica o alerta! Antes de qualquer procedimento cirúrgico, a dica é sempre a mesma: pesquise as referências e o currículo do cirurgião responsável pelo procedimento. Lembre-se, o seu sonho pode se transformar em um pesadelo!

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.