Conteúdos

Só o médico especialista é capaz de fazer transplante capilar

9 de março de 2023

Técnica de implante capilar deve ser feito por especialista; desconfie das “ofertas irresistíveis”

Para todo tipo de procedimento existe o “caminho mais fácil”: aquele profissional mais barato, mais rápido, menos criterioso na avaliação. Na técnica de implante capilar não é diferente.

Mas você sabia que pode arriscar a sua saúde se não for cauteloso ao escolher um bom especialista? É cada vez mais comum profissionais como farmacêuticos, bioquímicos e enfermeiros oferecendo a técnica de implante capilar FUE. No entanto, o procedimento só deve ser realizado por médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas.

A Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) junto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) listaram as razões pelas quais a  técnica de implante capilar só pode ser executada por estes especialistas. Confira:

– Somente um médico com formação específica é capaz de fazer o diagnóstico correto e a orientar o paciente quanto ao pré e o pós-operatório. Além disso, ele também está habilitado para tratar possíveis complicações ocasionadas pela técnica de implante capilar, bem como usar instrumentos que perfuram e retiram tecido subcutâneo, pele e anexos, como o folículo piloso.

– São necessários pelo menos oito anos de treinamento para que um especialista se torne apto a dominar a  técnica de implante capilar. Seis deles são na faculdade de medicina e de dois a cinco na especialização. É só depois desse período que o cirurgião plástico e o dermatologista podem se tornar membros da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar e da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS).

– Vale lembrar ainda que a  técnica de implante capilar não implica somente em transferir as raízes pilosas de uma região para outra na cabeça . Para que o resultado fique o mais natural possível, o profissional precisa ter conhecimento sobre os diferentes tipos de calvície. Ele também precisa saber a quantidade de fios que serão necessários para preencher cada local calvo, qual densidade de cada e a inclinação que devem ser posicionados.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.