Conteúdos

Abano na orelha: ajude seu filho a vencer o bullying

4 de abril de 2023

Milhões de pessoas em todo o mundo se identificam com histórias de crianças e parentes sobre sofrer ou terem sofrido bullying por conta das orelhas proeminentes, o chamado abano na orelha. Dumbo, fusca de porta aberta, orelhão… Termos como esses remetem à coisa lúdica, inocente, mas dependendo da forma e contra quem são empregadas, têm o poder de causar estragos.

Principalmente na idade escolar, o abano na orelha desperta a ironia e o deboche, e pode gerar graves problemas sociais. Por isso, é importante que os pais fiquem de olho nas relações sociais de seus filhos. É importante identificar sinais de bullying o quanto antes.

Para o cirurgião plástico Dr. Mauro Speranzini, um dos maiores especialistas do mundo em otoplastia, os pais devem estar atentos também ao autoconceito da criança, o auxiliando a reconhecer suas próprias características. “Esse apoio é fundamental, pois ajuda a fortalecer a estrutura emocional e a autoestima da criança, amenizando os efeitos danosos do bullying por conta do abano na orelha, pelo menos até a decisão por fazer a cirurgia de correção “, ressalta o médico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o abano na orelha afeta 5% da população brasileira. A otoplastia pode ser feita a partir dos sete anos, idade na qual o formato e tamanho das orelhas estão bem próximos do definitivo. “O ideal é que os pais esperem que a criança busque ajuda, pois assim estará mais motivada para a cirurgia e será mais cooperativa no pré e pós-operatório”, explica Mauro Speranzini.

A alteração na percepção da imagem corporal pode se tornar uma patologia. Dessa forma, além da fundamental percepção e atuação dos pais no preparo para a realização da cirurgia de correção do abano na orelha, em alguns casos a intervenção de um psicólogo no processo ajuda bastante. 

O procedimento de correção do abano na orelha é considerado relativamente simples, desde que conduzido por um cirurgião especialista em otoplastia. A cirurgia é feita com anestesia local, dura entre duas e três horas, não necessita internação e deixa cicatrizes imperceptíveis a olho nu.

A infraestrutura e a excelência médica da clínica Speranzini seguem à risca os modernos e exigentes conceitos praticados nos principais centros mundo a fora. O histórico de satisfação dos pacientes demonstra que a passagem pela Speranzini se caracteriza por ser uma experiência muito segura, tranquila e confortável. 

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.