É comum, durante a primeira consulta dos pacientes que buscam um especialista em otoplastia para resolver a orelha de abano, ter como foco principal saber se o resultado estético é realmente eficaz, se o pós-operatório é tranquilo e em quanto tempo ele estará livre do transtorno que tanto mexe com a autoestima. No entanto, há os que vão além e se preocupam em saber, por exemplo, se a otoplastia pode causar problemas de audição. É uma boa pergunta; e a resposta parece óbvia já que, em tese, o procedimento é externo, mas não é bem assim…
A orelha tem o formato de concha para captar melhor o som. Qualquer alteração realizada na sua estrutura não tem impacto mensurável em nossa audição, já que, diferentemente dos outros animais, a audição humana não é um sentido muito desenvolvido. Mas e então? A otoplastia pode ou não causar problemas de audição?
Vamos aos fatos. O médico responsável por avaliar e resolver problemas de audição é o otorrinolaringologista. Já ao cirurgião plástico cabe resolver o problema estético através da cirurgia de correção das orelhas de abano, a otoplastia e, claro, não produzir como consequência desta cirurgia nenhum efeito indesejável, como problemas de audição.
Entretanto, existe uma técnica chamada ‘furnas’, usada para a correção do abano que, se mal realizada, pode obstruir o canal auditivo e afetar a audição. Porém, estatisticamente, não é algo tão relevante; o risco de problemas de audição pode haver quando a cirurgia para a correção das orelhas de abano não é realizada por um especialista!
Vale o alerta! Pesquise muito sobre a qualificação do médico, seu histórico, sua equipe, as técnicas disponíveis e a infraestrutura do local da cirurgia. Conquiste a tão sonhada melhora na autoestima de forma segura e responsável.