Conteúdos

Dúvidas sobre a anestesia na correção do abano

4 de abril de 2023

Não é preciso muito esforço para se lembrar de alguém próximo, seja criança ou adulto, cujas orelhas de abano são motivo de piadas muitas vezes agressivas. É um problema congênito que pode ser facilmente corrigido através da cirurgia para a correção do abano, chamada otoplastia. O procedimento, feito por um cirurgião plástico, dura de uma hora e meia a três horas e consiste em reajustar a orelha na sua posição e forma. A maioria dos pacientes tem receio quanto à anestesia e o risco de sentir dor – e estes receios aumentam quando se trata de crianças.

Para desmistificar o assunto, Dr. Mauro Speranzini explica que, em sua experiência de mais de 25 anos na correção do abano, na maioria das vezes, esta cirurgia é realizada com anestesia local em uma das salas de procedimentos especialmente projetadas para esse tipo de cirurgia na Clínica Speranzini. A grande vantagem deste tipo de anestesia é a pronta recuperação do paciente e o baixo incômodo. “Os pacientes costumam tolerar bem a anestesia e frequentemente referem, após a cirurgia para a correção do abano, que foi muito mais confortável do que imaginavam”, explica Dr. Mauro Speranzini.

Outra alternativa é a anestesia local com sedação profunda, mais indicada na correção do abano em crianças com idade entre seis e dez anos, que tendem a ter mais dificuldade em colaborar com o médico na hora da anestesia local. Com isso, a criança dorme, porém, a anestesia é mais leve do que a anestesia geral, pouco comum em procedimentos dessa natureza. Neste caso, a otoplastia é realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista. “É mais tranquilo para a criança e para os pais”, afirma Dr. Mauro.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, realizado pela equipe de cirurgia plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, com pacientes entre 14 e 48 anos submetidos à correção do abano com anestesia local com e sem sedação, concluiu que as duas técnicas anestésicas mostram ser seguras e produzem bons resultados, com ótima percepção de satisfação pelos pacientes.

O estudo demonstra, portanto, que a cirurgia para a correção do abano pode ser realizada apenas com a anestesia local em nível ambulatorial ou em clínicas especializadas, dispensando o uso de salas em centros cirúrgicos hospitalares, especialmente para pacientes adultos, crianças e adolescentes acima dos dez anos de idade, com toda a segurança.

Dúvidas sobre a anestesia na correção do abano são comuns, mas não podem ser a causa para adiar a sua realização. Faça uma pesquisa criteriosa do médico e do local para a realização da otoplastia e sinta-se seguro(a) para realizar ou acompanhar seu familiar na sua cirurgia.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.