A busca frenética por informações “salvadoras” na internet é comum. Quando o tema trata sobre procedimentos capazes de promover milagres e resgatar a autoestima e o bem-estar, as pesquisas são ainda mais frequentes. Mas, infelizmente, “dar um Google” não garante o sucesso da empreitada. Um exemplo nesse contexto é se é possível corrigir as orelhas de abano sem cirurgia.
Antigamente, alguns pais submetiam o filho à tortura de ficar, dia e noite, com uma touca ou esparadrapos colados nas orelhas com a esperança de que elas se “acostumassem” com uma posição mais próxima à cabeça. Hoje, muitas pessoas utilizam truques para, ao menos, tentar camuflar o abano, como usar faixa de cabelo, turbante, chapéu, cabelos longos e penteados estratégicos.
Há inclusive, os mais arrojados que, pasmem, apelam por colar as orelhas! Mas, a realidade é uma só. Por enquanto, só existe uma maneira eficaz de se corrigir as orelhas de abano sem cirurgia. Falaremos sobre essa maneira controversa a seguir.
Como corrigir orelhas de abano sem cirurgia
A prótese de silicone tem a função de remodelar a cartilagem da orelha dos bebês, eliminado o problema em alguns tipos de abano, porém em outros não surte efeito. O que torna o tratamento difícil é o fato dos pais e parentes próximos não notarem o problema a tempo de se corrigir as orelhas de abano sem cirurgia.
Este tratamento só surte efeito se iniciado na primeira semana de vida até o bebê completar um mês. O que geralmente acontece é a família se dar conta do problema após os primeiros 30 dias de vida e, nesta fase, a prótese de silicone não surte mais o efeito desejado.
Depois disso, a otoplastia é a única solução para o problema e pode ser realizada após os seis anos de idade. Entretanto, recomenda-se o procedimento após a fase infantil por conta da facilidade para passar pelo pós-operatório da otoplastia, que envolve um conjunto de repouso e medicamentos.
Quando optar pela cirurgia
Se engana quem acha que a cirurgia para a correção do abano é coisa de criança. Em geral, são os adultos jovens que mais procuram por este procedimento. Alguns, após tentarem sem sucesso, soluções caseiras para corrigir as orelhas de abano sem cirurgia.
Tanto crianças, quanto adultos de qualquer idade, almejam o mesmo objetivo: se livrar das orelhas de abano e recuperar a auto-estima e a alegria de viver. Inclusive, muitos adolescentes que sofrem com o bullying desejam acabar com esse sofrimento emocional rapidamente. Portanto, saiba que a opção pela cirurgia depende quase que exclusivamente da vontade do paciente.
Como escolher a melhor clínica para o procedimento
A Clínica Speranzini é um centro de referência na correção do abano e, nos últimos 200 procedimentos de otoplastia realizados com as técnicas idealizadas pelo Dr. Mauro Speranzini, não houve nenhum caso sequer do retorno das orelhas à posição original após o procedimento, complicação que atinge entre 10 a 15% das cirurgias realizadas sem o uso das técnicas inovadoras do Dr. Mauro. Isto é fruto de um trabalho de excelência desenvolvido ao longo de anos de dedicação quase exclusiva a este tipo de cirurgia estética.
Se você busca um resultado definitivo e natural, após os 30 dias de vida, não tente corrigir as orelhas de abano sem cirurgia. As tentativas serão infrutíferas e poderão causar ainda mais sofrimento. Tome a decisão certa de buscar ajuda especializada de profissionais experientes e éticos para resolver o problema de uma vez por todas. Além disso, opte sempre pela técnica mais segura e evite alternativas ultrapassadas e de alto risco: o barato sai caro e não há nada melhor do que sentir-se seguro durante esse (ou qualquer outro) procedimento estético.