Conteúdos

Orelha de abano: a hora certa de corrigir!

4 de abril de 2023

A cirurgia de correção de orelha de abano, também chamada de otoplastia, é a intervenção estética mais realizada em crianças, mas também pode ser feita na fase adulta. As orelhas ‘saltadas’ muitas vezes são responsáveis por provocar brincadeiras de mau gosto na escola, atrapalhando o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança da garotada, ou mesmo nos ambientes corporativo e social, já na fase adulta. Em tese, obviamente, a hora certa de corrigir a orelha de abano é o mais cedo possível, respeitando todas as condições exigidas. Mas nunca é tarde!

Os médicos especialistas recomendam que o procedimento seja realizado a partir dos seis anos, fase em que a cartilagem atinge praticamente 100% do crescimento, e a criança também pode começar a demonstrar desconforto com alguma alteração na própria aparência. Como em qualquer procedimento estético, é importante que o paciente demonstre interesse em passar pela cirurgia de orelha de abano, pois assim a criança se torna mais colaborativa durante e após o procedimento.

Já na adolescência, período em que há uma percepção bem melhor do paciente sobre tudo o que envolve a cirurgia para a correção da orelha de abano, o procedimento normalmente é solicitado aos pais e ocorre próximo ou durante as férias escolares. A vantagem é que o adolescente retorna às aulas sem sinais aparentes da otoplastia, evitando mais exposição ou necessidade de dar explicações aos colegas.

Ainda que, na teoria, a hora certa para corrigir a orelha de abano seja na infância ou adolescência para evitar o mais cedo possível as brincadeiras de mau gosto e o impacto que isto causa no desenvolvimento da auto-estima, a prática mostra que adultos jovens entre 20 e 35 anos são os que mais buscam por esta cirurgia. É o momento em que normalmente se ganha alguma independência financeira e a tomada de decisão é individual, sem o aval ou não dos pais.

Se engana quem acha que maiores de 40 anos, já não ligam mais para a orelha de abano! Hoje, é cada vez mais frequente pacientes maduros assumirem o incômodo que carregam há anos e se submeterem à cirurgia para correção da orelha de abano. Sempre é tempo! Seja um jovem de 20 a 30 anos ou um adulto maduro de 40, 50, 60 anos, todos podem fazer a cirurgia sem medo. O que muda são os diversos fatores que influenciam na decisão, a exemplo de compromissos e responsabilidades profissionais e sociais. Trata-se de uma questão de adequação da agenda para definir a melhor data para a tão esperada cirurgia de correção da orelha de abano.

Na Clínica Speranzini a cirurgia para a correção da orelha de abano é realizada em ambiente ambulatorial com estrutura que atende aos rigorosos padrões exigidos pelos órgãos competentes. A alta é dada logo após o término do procedimento, já que a cirurgia é realizada com anestesia local e o paciente poderá retornar ao trabalho já no dia seguinte, se for necessário.

O resultado bem-sucedido da cirurgia de correção da orelha de abano exerce um poder gigantesco de transformação na vida de pessoas de qualquer idade. Ter a chance de se livrar de traumas, resgatar a autoestima e o bem-estar e poder viver de forma plena, não tem idade, basta reunir boas condições de saúde.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.