Conteúdos

Oto definitiva: método revoluciona a correção das orelhas de abano

4 de abril de 2023

Associação de técnicas desenvolvidas por cirurgião plástico brasileiro leva a otoplastia a uma nova era no Brasil e no mundo

Há muito tempo o Brasil ocupa posição de destaque na área da cirurgia plástica. Habilidade, iniciativa, criatividade e conhecimento técnico são marcas registradas dos nossos principias profissionais. A bola da vez atende pelo nome de oto definitiva – associação de técnicas revolucionárias desenvolvidas pelo médico brasileiro Dr. Mauro Speranzini, cujos resultados levaram a cirurgia de correção das orelhas de abano, conhecida como otoplastia, a uma nova era.

Técnica do enxerto em sanduíche, combinada com a técnica de enfraquecimento da antélice. Esse é o segredo da oto definitiva. Para os leigos, certamente as nomenclaturas soam de forma estranha, mas, de fato, o que importa, é que a oto definitiva bem-sucedida tem o poder de resgatar a autoestima e a confiança de pessoas de todas as idades com segurança, precisão e resultados de extrema excelência.

Essa é a visão da comunidade médica especializada sobre a oto definitiva. Os benefícios clínicos e estéticos gerados a partir da combinação e associação das técnicas entregam benefícios diretos. Dessa maneira, ganha o médico pela segurança da cirurgia e, principalmente, o paciente pelo efeito estético absolutamente natural.

O altíssimo índice de eficiência e eficácia da oto definitiva a coloca numa posição de verdadeira exterminadora de complicações. Abaixo, os benefícios incontestáveis do procedimento que revolucionou a otoplastia no Brasil e no mundo.

Efeito estético: A oto definitiva elimina a possibilidade das orelhas ficarem com aspectos estranhos. Exemplos: orelha em telefone (projetada em cima, para frente ou no lóbulo), amassada, muito colada na cabeça;

Recidiva zero: as orelhas não voltam à posição original após o procedimento. Está é uma complicação que ocorre em cerca de 15% das cirurgias feitas por meio de outros métodos;

Pós-operatório: essa etapa é segura, tranquila e permite rápido retorno dos pacientes às atividades de rotina após 2 dias;

Sem dormência ou dor crônica permanente: terminado o período do pós-operatório, as orelhas não ficam doloridas ou dormentes, relatos comuns de pacientes operados com outras técnicas;

Pouco restritiva e muito eficiente: pacientes acima de seis anos e sem limite de idade, em boas condições de saúde, estão aptos a realizar a oto definitiva e nunca mais terem que se preocupar com a estética das orelhas.

Mauro Speranzini possui um currículo diferenciado e focado no estudo da correção das orelhas de abano. Formado na Universidade de São Paulo, é um dos poucos ou talvez o único cirurgião brasileiro a defender tese de mestrado sobre o assunto pelo Departamento de Cirurgia Plástica da USP. A associação de técnicas que deram origem à chamada oto definitiva mudou o cenário da especialidade. Pelas iniciativas inovadoras, Mauro Speranzini escreveu capítulos em duas conceituadas obras: Cirurgia Plástica – os princípios e a atualidade, do Dr. José Marcos Mélega, publicada em 2011, e Cirurgia Plástica na Infância e na Adolescência, escrito pelos colegas cirurgiões Dr. Mario Santoro Junior e Dr. Juarez M. Avelar, em 2016.

O cirurgião plástico ministra aulas e palestras nos principais congressos da área no Brasil e no exterior. Mauro Speranzini já prepara material científico e estatístico sobre a oto definitiva que já alcançou a marca de mais de 280 casos operados aliando os cinco benefícios descritos acima. O trabalho será apresentado no Congresso Americano de Cirurgia Plástica, que acontece de 16 a 19 de outubro de 2020, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.