Conteúdos

Otoplastia: erros cirúrgicos podem inviabilizar correção

4 de abril de 2023

A boa notícia é que novas técnicas garantem resultado definitivo e de sucesso no primeiro e único procedimento de otoplastia

Qualquer cirurgia plástica exerce forte pressão psicológica no paciente. Uma condição absolutamente comum, afinal, está em jogo o resultado estético capaz de mudar a vida dessa pessoa. A questão é que a tal mudança pode ser a realização de um sonho ou se transformar em um grande pesadelo. Dependendo do caso, um erro cirúrgico na otoplastia pode inviabilizar a possibilidade de correção. 

Estatísticas da Speranzini, por exemplo, apontam que quase 15% dos pacientes que chegam à clínica vêm em busca de solução para um procedimento mal sucedido. Não são todas as cirurgias que podem ser reparadas. “Retiradas excessivas de tecido como a pele e a cartilagem podem ser de difícil ou até mesmo impossível reposição. Da mesma forma, agressão à cartilagem pode deixar sequelas irreparáveis”, adverte Dr. Mauro Speranzini, cirurgião referência em otoplastia.

Infelizmente, os erros mais comuns na otoplastia geralmente são ocasionados por imprudência do cirurgião. “Geralmente isso acontece quando o médico não aborda todos os aspectos e a estrutura da orelha como um todo, e parte para uma correção pontual, seja no lóbulo, na concha, parte central, superior, etc. Resultado: corrige-se um local e cria-se um problema em outra região”, ressalta Dr. Mauro.

Outro erro comum na cirurgia para a correção da orelha de abano é quando a cartilagem, machucada durante o procedimento, produz irregularidades visíveis. Há situações, inclusive, em que o médico, a pedido do próprio paciente, vai além do bom senso e do padrão estético e pratica uma intervenção agressiva, capaz de sair de uma situação de abano para uma orelha praticamente ‘colada’ na lateral da cabeça. 

Na contramão dos riscos citados acima, a boa notícia é que hoje existem caminhos bem mais seguros. Novos métodos são capazes de garantir resultados definitivos bem-sucedidos no primeiro e único procedimento. Esta segurança atende pelo nome de oto definitiva – associação de técnicas revolucionárias que levaram a cirurgia de correção das orelhas de abano a uma nova era no Brasil e no mundo.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.