Conteúdos

Otoplastia: simples para o paciente, mas não para o cirurgião

4 de abril de 2023

Aprenda a reconhecer um especialista em otoplastia. Essa decisão pode determinar a realização de um sonho ou um mergulho num pesadelo real

O ramo da cirurgia plástica estética no Brasil é grande em todos os sentidos. Pesquisas apontam que estamos atrás apenas dos Estados Unidos em número de procedimentos corretivos. Quase na mesma dimensão está a discussão sobre a importância da especialização do médico; e a otoplastia (correção da orelha de abano) se enquadra nessa polêmica. A otoplastia pode parecer simples para o paciente, mas certamente não é para o cirurgião.

Vale ressaltar que ser médico não credencia o profissional a exercer a função de cirurgião plástico. Já o fato de ser cirurgião credencia o médico a realizar procedimentos de qualquer natureza estética, mas definitivamente não é aconselhável. Daí a importância da escolha por um profissional comprovadamente especialista.

Na otoplastia essa busca é absolutamente necessária. Hoje, aliás, a bola da vez atende pelo nome de oto definitiva– associação de técnicas revolucionárias desenvolvidas pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Mauro Speranzini, cujos resultados levaram a cirurgia de correção das orelhas de abano a uma nova era.

A cirurgia de orelha de abano (otoplastia), por não ser algo emergencial, merece que o paciente não tenha pressa, planeje e pesquise bem sobre o procedimento, o profissional e o local em que será realizado, porque o resultado, bom ou ruim, pode ser definitivo. Esse é o caminho para identificar, com precisão, um especialista em orelha de abano. Mas como identificar um verdadeiro especialista em orelha de abano?

Para te ajudar nesta empreitada, que pode representar a transformação positiva da sua vida ou a potencialização do sofrimento, separamos algumas dicas que podem te levar a um verdadeiro especialista em orelha de abano.

DICAS

Certifique-se de que o médico possui cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região onde atua e, também, se é habilitado e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lembre-se de que outras especialidades médicas não recebem a adequada formação acadêmica para a realização desta cirurgia, portanto, procurar um cirurgião plástico é o primeiro passo.

Avalie de forma criteriosa o currículo e a experiência do médico que se apresenta como especialista em orelha de abano. Não basta ter boa formação, para ser um especialista em orelha de abano tem que ter no currículo vasta experiência prática. 

Ser reconhecido por seus pares através de convites para ministrar aulas e cursos relacionados à especialidade. Publicações em livros e revistas científicos denotam saber e estudo contínuo.

Desconfie de profissionais que cobram valores muito abaixo do mercado.

Ao contrário do que se divulga por aí, a cirurgia para correção da orelha de abano não é uma cirurgia menor, simples, sob o ponto de vista técnico. Para se alcançar a excelência é preciso muita dedicação e estudo constante. Isto demanda investimento que será revertido a você, na medida em que seja obtido um resultado satisfatório. Por isso, considere investir na experiência de ter um resultado de ponta e definitivo para a correção das orelhas de abano.

Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre o procedimento e os resultados.

É fundamental saber se as equipes médica e técnica que acompanham o especialista em orelha de abano são igualmente habilitadas. Tão relevante é ter certeza de que a sala de procedimentos quando se opta pela realização desta cirurgia em clínicas atende e segue os rigorosos padrões exigidos pelos órgãos competentes.

Em consulta médica, certifique-se de que foram mostrados resultados de casos semelhantes ao seu e tenha uma ideia de quantas otoplastias o cirurgião já fez e quantos destes procedimentos realiza, em média, por mês.  

Observe se o médico fala da cirurgia com brilho nos olhos. Este é um critério subjetivo, mas se reunido aos demais critérios acima indicados pode ser a resposta que faltava para você, de fato, reconhecer um verdadeiro especialista em orelha de abano.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.