Como tratar a perda de cabelo em mulheres

6 de abril de 2023

A calvície, velha conhecida dos homens, também ameaça a vaidade feminina. De acordo com pesquisas recentes, um número cada vez maior de mulheres tem alguma queixa relacionada à queda de cabelos. A dúvida que paira em todos os casos é como tratar a perda de cabelo em mulheres em suas diversas formas.

A perda de cabelo em mulheres pode ocorrer por diversas causas e saber como tratá-la depende fundamentalmente do correto diagnóstico quanto à sua causa. Daí a importância de se procurar um profissional qualificado e especializado em tricologia, área da dermatologia que estuda as doenças do couro cabeludo. Uma vez corretamente diagnosticada a causa, o profissional indicará como tratar a perda de cabelo em mulheres corretamente. O tratamento para a perda de cabelo em mulheres pode ser feito de várias formas, desde o ajuste na alimentação, ingestão de suplementos alimentares, aplicação de medicamentos no couro cabeludo, uso de remédios específicos e, até mesmo, o transplante capilar. A avaliação da perda de cabelos em mulheres deve ser individualizada. Também devem ser avaliados os diversos tratamentos disponíveis, levando-se em consideração os prós e contras de cada um deles.

São várias as causas que podem levar à queda de cabelo em mulheres. Dentre elas vale destacar: anemia, dietas restritivas, estresse, inflamação no couro cabeludo, excesso de química, muitas vezes, de má qualidade e combinações erradas de químicas, como coloração, permanentes ou alisamentos e até mesmo o uso de penteados que “puxam” muito a raiz dos cabelos. Fatores genéticos – calvície androgenética – desequilíbrio hormonal ou mesmo alterações hormonais no pós-parto e menopausa, tratamentos contra o câncer como a quimioterapia e medicamentos indicados para a cura de outras doenças, cujo efeito colateral pode ser a queda de cabelos, estão entre as causas mais comuns da perda de cabelos em mulheres. Há, também, as doenças que acometem diretamente o couro cabeludo, tais como líquen plano pilar, alopecia frontal fibrosante e lúpus, por exemplo.

Principais tratamentos

Via oral

Alguns tipos de queda de cabelos respondem bem a tratamentos orais. Suplementos nutricionais especiais para os cabelos podem ser indicados. As fórmulas, normalmente, contêm sais minerais e cofatores que entram na composição do cabelo, como vitamina B, ferro e zinco dentre outros. Há casos em que se recomenda o uso de medicamentos específicos para a queda capilar, como a finasterida, associados ou não aos suplementos nutricionais.

Uso Tópico

A depender das causas, medicamentos aplicados diretamente no couro cabeludo como o minoxidil, também tem apresentado boa resposta no tratamento para alguns tipos de perda de cabelo em mulheres.

Microagulhamento e Intradermoterapia Capilar

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica que utiliza um equipamento com microagulhas vibratórias que perfuram o couro cabeludo, causando mínimos ferimentos que estimulam a circulação sanguínea, ao mesmo tempo em que injeta substâncias (vitaminas e medicamentos) para estímulo do crescimento de novos fios de cabelo e engrossamento dos fios existentes.

Normalmente recomendam-se três sessões com intervalos de 30 dias cada uma. Posteriormente, é feita a avaliação da resposta obtida pela paciente. O MMP tem se mostrado bastante eficaz no tratamento da perda de cabelo em mulheres.

A intradermoterapia capilar é bem semelhante ao microagulhamento, pois segue o mesmo princípio de injetar substâncias no couro cabeludo que colaboram com o engrossamento e crescimento dos fios de cabelos, sendo mais uma opção de como tratar a perda de cabelos em mulheres.

Fototerapia e Laser

Alternativa para tratar a queda de cabelos em mulheres é o uso da fototerapia capilar, que promete acelerar o crescimento dos fios e diminuir a queda dos cabelos. De uso domiciliar, estimula o crescimento dos fios através da luz de led irradiada pelo boné, capacete, faixa ou escova.

O laser, já consagrado entre as mulheres para o tratamento de rugas e manchas, também tem sido aplicado no couro cabeludo, com taxa de resposta positiva para o controle de alguns tipos de perda de cabelos em mulheres.

Micropigmentação Capilar

Quando a perda de cabelo em mulheres faz com que o couro cabeludo fique muito evidente, após avaliação médica, em casos específicos, pode-se optar pela micropigmentação capilar.

Esta técnica aplica pigmentos no couro cabeludo para diminuir o contraste entre o cabelo e o couro cabeludo nas regiões onde há rarefação. O pigmento é introduzido na camada mais superficial da pele com um dermógrafo, agulha e tintas específicas para a pigmentação do couro cabeludo. Em geral são recomendadas três sessões para mulheres. A duração do resultado varia de pessoa para pessoa. Recomenda-se a reavaliação entre 1 ano e meio e 2 anos, pois o pigmento aplicado sofre um desgaste natural ao longo do tempo que varia de pessoa para pessoa.

Transplante capilar

O transplante capilar, muito eficaz para o tratamento da calvície masculina também pode ser uma opção de como tratar a perda de cabelo nas mulheres, entretanto, vale ressaltar que o transplante capilar nem sempre é a melhor opção, pois ao contrário dos homens, nas mulheres a calvície é difusa, o que pode dificultar a obtenção de um resultado satisfatório. Para calvícies menores e casos específicos a cirurgia traz bons resultados para tratar a perda de cabelo nas mulheres. Há duas técnicas possíveis, a FUT, que implica na retirada de uma faixa de pele na região da nuca, o que deixa uma cicatriz linear ou a FUE, através da qual são obtidas unidades foliculares uma a uma, porém muitas vezes é necessária a raspagem da denominada área doadora, devendo ser avaliada a questão estética em cada caso.