Conteúdos

Cuidados com os fios transplantados

6 de abril de 2023

Os cuidados com os fios transplantados imediatamente após o procedimento podem determinar o sucesso do transplante capilar. Seguir à risca as recomendações médicas é parte fundamental do processo.

A primeira ação relacionada aos cuidados com os fios transplantados ocorre logo após o término da cirurgia, quando é feito o curativo (capacete protetor), com o qual o  paciente sai da clínica, e que deve ser retirado cuidadosamente no dia seguinte. Se não se soltar facilmente, deve-se entrar com ele no chuveiro, molhando-o abundantemente para depois retirá-lo.

É muito raro que algum enxerto grude no curativo e saia acidentalmente. Se isto acontecer, pode haver um sangramento localizado e os cuidados com os fios transplantados seguem com a compressão do local com a ponta do dedo ou com um cotonete durante três minutos.

Nos primeiros cinco dias, os cuidados com os fios transplantados são simples: deve-se lavar toda a cabeça com água morna ou fria, utilizando xampu neutro. Pode esfregar as laterais e colocar a espuma sobre a área receptora por um minuto. A água do chuveiro pode cair diretamente sobre a cabeça, desde que o jato não seja muito forte.

Durante a primeira semana, a Clínica Speranzini recomenda borrifar água nas áreas doadora e receptora de duas em duas horas. Esse procedimento diminui a coceira, acelera a queda das crostas e reforça os cuidados com os fios transplantados.

Nada de sol – e pode haver inchaço

Como em qualquer cirurgia, o paciente deve evitar qualquer exposição ao sol da área operada por pelo menos um mês, pois esta pode provocar alterações irreversíveis da pigmentação da pele em pessoas predispostas.

Vale ressaltar que o inchaço é proporcional à magnitude da cirurgia, além de depender da reação inflamatória de cada pessoa, portanto independe dos cuidados com os fios transplantados. Se ocorrer, não se preocupe! O efeito é somente estético e não causa qualquer risco à saúde do paciente.

As crostas começam a cair em uma semana e esse processo acaba em até 15 dias depois de realizada a cirurgia. O importante é deixá-las cair espontaneamente. Não se deve arrancar com as unhas, mesmo se tiver coceira. Às vezes, as crostas saem com o fio, o que não significa que os cuidados com os fios transplantados não foram adequados nem que se perdeu o enxerto, pois o que importa é que a raiz transplantada permanece preservada.

Fios crescem, caem e nascem de novo

Se durante os cuidados com os fios transplantados notar-se pequenas pústulas, que podem acontecer também na área doadora, deve-se agendar o retorno para que elas sejam drenadas o mais breve possível.

Os fios crescem nas três semanas após a cirurgia no ritmo aproximado de 2 mm por semana. A seguir, caem e só voltam a nascer no quarto mês após a operação.

O plano de retorno na periodicidade pré-determinada pelo médico deve ser seguido para que a evolução pós-operatória seja acompanhada de perto. Os cuidados com os fios transplantados são de responsabilidade do paciente e é bastante relevante para que se obtenha o resultado esperado e possível em cada caso.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.