Doenças do couro cabeludo: procure um tricologista

6 de abril de 2023

Uma verdade é que, desde que o mundo é mundo, cuidar dos cabelos é fundamental para a autoestima de qualquer pessoa. Outra absoluta é que, seja qual for o motivo, inevitavelmente, em algum momento da vida enfrentaremos uma doença. Algumas são pouco perceptíveis, não necessariamente causam dor, mas afetam a estética. Assim são as doenças do couro cabeludo.

A origem pode ser nos fios, mas em muitos casos as doenças do couro cabeludo são as vilãs. No primeiro sinal de que há algo errado no couro cabeludo, não hesite, procure imediatamente um dermatologista especializado em tricologia.

O caminho mais seguro e eficaz para tratar as doenças do couro cabeludo é através da tricologia. Este ramo da dermatologia estuda e encontra soluções para diversos distúrbios capilares. Outros profissionais, como os esteticistas e até cabeleireiros, também estudam tricologia, mas a abordagem é muito menos completa do que aquela dos médicos tricologistas.

A investigação das causas das doenças do couro cabeludo pode incluir dermatoscopia, tricograma, fototricograma e biópsia do couro cabeludo, entre outros exames, que apenas o médico tricologista é habilitado para solicitar.

O Brasil é destaque na área de tratamentos estéticos e a tricologia está nesta mesma esteira. A grande diversidade de tipos de cabelos e peles dos brasileiros ajuda no processo de aperfeiçoamento dos profissionais, inclusive no correto diagnóstico e na eficácia do tratamento indicado para as doenças do couro cabeludo.

Principais doenças do couro cabeludo:

Psoríase: está associada a um quadro de herança genética e causa descamação esbranquiçada por todo o couro cabeludo.

Dermatite seborreica: popularmente conhecida como caspa, causa descamação e inflamação que podem ter origem pelo estresse, fungos ou excesso de oleosidade.

Alopecia Areata: doença inflamatória que provoca a queda de cabelo.

Ceratose: alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso.

Eflúvio Telógeno: condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo, claramente observados no chuveiro, na escova e no travesseiro.

Ictiose: a ictiose vulgar é uma condição dermatológica que resulta em uma pele extremamente seca.

Pediculose (piolho): doença parasitária causada por piolhos.

Tinha: perda de cabelo localizada é o principal sintoma. Causada por fungos em pentes e escovas de uso compartilhado. Pode infeccionar por conta do surgimento de placas.

Líquen plano capilar: percebida por conta da coceira, descamação e inflamação. Diferencia-se das demais, pois vem acompanhada de pequenas bolinhas arroxeadas.

Foliculite queloidiana da nuca: inflamações parecidas com espinhas que podem causar cicatrizes.

Câncer de pele: dentre todas as doenças do couro cabeludo é a mais perigosa. A demora do diagnóstico pode causar metástase no cérebro e piorar o quadro.