O uso da barba é um conceito que ganha força a cada ano. Dentre os mais variados estilos existe o que pede a mais cheia, que, por consequência, geralmente demanda a busca por métodos para engrossar os fios e encorpar a barba. Uma das formas de se obter um bom resultado é usar o minoxidil.
Seja no tratamento isolado ou, por exemplo, como reforço complementar após um implante de barba, o minoxidil tem princípios ativos capazes de engrossar os fios e encorpar a barba.
O tratamento clínico à base de minoxidil é o maior sucesso para corrigir falhas ou mesmo acelerar o crescimento dos fios da barba. Um detalhe importante é que o remédio deve ser usado continuamente e traz o resultado desejado de encorpar a barba nas áreas em que a densidade é normal, porém os fios são mais finos.
Para se ter certeza da razão da rarefação da barba em determinadas regiões, é muito importante que o interessado se submeta a uma dermatoscopia, um exame específico feito por um tricologista, que serve para visualizar a pele ou o couro cabeludo com o dermatoscópio, um aparelho que amplia a imagem 10 ou 20 vezes e ilumina permitindo a observação das camadas mais profundas da pele por efeito da luz polarizada.
Vale lembrar, que o minoxidil não age em casos de alopecia cicatricial ou se houver a diminuição da densidade de fios na região da barba e a interrupção do tratamento reverte o resultado, levando o sonho de encorpar a barba à estaca zero.
Associar o uso do minoxidil com o transplante de barba pode ser a solução mais eficaz para aqueles que desejam encorpar a barba. Os fios podem ser retirados da região do pescoço e maçãs do rosto ou do próprio couro cabeludo. Neste caso, misturam-se normalmente com os da barba.
O resultado é completamente natural e permanente. A técnica FUE aliada com a DNI usada na Clínica Speranzini tem trazido ótimos resultados para encorpar a barba. Sem cicatriz linear na região onde os fios vão ser retirados e com a preservação da irrigação sanguínea local, a taxa de nascimento dos fios transplantados é maior, além de, em alguns casos, notar-se a obtenção mais rápida do resultado final do que com a utilização da técnica FUE isolada.
O caminho seguro para alcançar o melhor resultado passa por investigar e identificar a real causa da rarefação na barba para daí optar pelo melhor tratamento, que pode ser clínico cirúrgico ou ambos associados. Seja qual for o seu design predileto, a Clínica Speranzini conta com médicos especialistas em transplante de barba e tricologistas para fazer o correto diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para encorpar a barba.