O principal objetivo de quem procura um médico especialista em transplante capilar é preencher a área calva totalmente. Todos buscam e esperam a maior densidade possível e acreditam que o melhor é colocar o máximo de cabelo.
“Doutor, é possível preencher a área calva totalmente?” A resposta que todos querem ouvir é: “Sim, é possível”. Para isso, no entanto, vários fatores precisam convergir, como, por exemplo, ter uma boa e farta área doadora, couro cabeludo saudável, idade ideal e, obviamente, contar com a perícia e a técnica do especialista em implante capilar, entre outros.
Mas, preencher a área calva totalmente pode não ser o caminho para todos os casos. Depende! De início, é preciso entender que o transplante capilar é uma redistribuição. Os fios são retirados de uma região onde eles crescem por toda a vida – é a chamada área doadora. É a região que sempre terá cabelo, mesmo em idade avançada.
Na busca por preencher a área calva totalmente, a megassessão pode estar indicada para quem tem mais de 50, 60 ou 70 anos. Nesse período da vida, a velocidade de queda costuma ser menor e não há preocupação em guardar parte da área doadora para as décadas seguintes. Mas se você é mais jovem, a queda de cabelo vai progredir e a área calva aumentará no decorrer do tempo.
Um ótimo resultado obtido nos primeiros anos vai se modificando à medida que os fios remanescentes caírem. Ficarão os fios transplantados, mas os demais ficarão mais finos, cairão, aumentando a calvície. Assim, é necessário fazer um planejamento de longo prazo para que um ótimo resultado não se transforme em uma aparência artificial no decorrer do tempo. É necessário guardar parte da área doadora para substituir os fios que vierem a cair futuramente.
Principalmente para os mais jovens, o tratamento clínico associado, oral ou tópico, como o microagulhamento capilar, por exemplo, é fundamental para reduzir ao máximo a área a ser coberta e preservar a sua área doadora.
Se você é imediatista e deseja o máximo de cabelo neste momento para preencher a área calva totalmente, entenda que após alguns anos você pode não ter condições para reparar as novas áreas calvas que poderão surgir. Se, ao contrário, você pensa no futuro e quer garantir um resultado duradouro em longo prazo, optar por colocar um pouco menos cabelo neste momento pode ser a saída.