De uns tempos pra cá, adotar e cultivar uma bela barba, além de proporcionar um estilo muito em moda, também se tornou alternativa estratégica e quase que natural para muitos homens com problemas de calvície. A busca é por uma substituição no visual, na moldura do rosto. Muitas vezes na falta de cabelo com volume, o homem opta por raspar a cabeça e compensa a calvície por meio de uma barba volumosa. Mas necessariamente não precisa ser assim! Uma boa quantidade de pelos em outras áreas do corpo, a exemplo da própria barba, pode ser uma solução para a calvície.
Vale explicar esse caminho inverso para acabar com o incômodo que a calvície traz a muitos homens. Os pelos da barba podem ser usados quando a área doadora do couro cabeludo for reduzida. Normalmente a barba é a fonte preferida para essa finalidade. Os pelos do rosto e do pescoço têm um diâmetro adequado e crescem de forma mais consistente.
A principal dúvida que surge entre os candidatos a esse tipo de cirurgia para amenizar ou até solucionar a calvície é se os pelos a serem transplantados, por serem da barba, possuem aparência diferente daqueles oriundos do próprio couro cabeludo. Sim, pode haver diferença na textura e na grossura dos fios, porém, isto não costuma ser um problema. Normalmente, os fios da barba são usados em complemento aos fios da área doadora do couro cabeludo, por isso, a ciência é contar com a expertise do médico para mesclar fios do próprio couro cabeludo com fios da barba, proporcionando um resultado bastante natural.
Normalmente, os homens que sofrem com a calvície não costumam se incomodar com a diferença nas características dos fios da barba em relação àqueles que nascem no couro cabeludo, pois o objetivo maior é amenizar o aspecto calvo, ainda que com fios ligeiramente diferentes dos originais. Vale lembrar ainda, que, uma vez transplantados os fios da barba no couro cabeludo, estes podem ser submetidos às químicas diversas disponíveis nos salões de cabeleireiros e barbearias para alisá-los, por exemplo, se esta for a indicação do seu hairstylist.
Considerada a mais moderna e eficaz, a técnica FUE é a indicada para solução da calvície com um implante capilar, cuja fonte principal de pelos é a barba, já que para a utilização dos fios da barba, não é recomendável a FUT em razão da cicatriz que esta técnica proporciona. O uso do robô também não é uma opção para esse tipo de cirurgia, já que esta ferramenta não é capaz de retirar fios de outras regiões do corpo que não o couro cabeludo. Aliando a técnica DNI, descrita pelo Dr. Mauro Speranzini, à FUE, os resultados são potencializados. Além de ser pouco invasiva, a aplicação da FUE com DNI para implante capilar com pelos da barba gera benefícios incontestáveis: menos cicatrizes; menor trauma; melhor irrigação sanguínea; maior densidade; recuperação mais rápida; nascem mais fios.
Para que esta opção de cirurgia para solucionar a calvície seja bem-sucedida, é fundamental a escolha de um médico especialista no transplante de pelos, com muita experiência, que conte ainda com uma equipe bem treinada e os equipamentos cirúrgicos adequados. Ter uma expectativa realista sobre o que é possível de ser alcançado em cada caso também é importante para a satisfação com o resultado final.