Conteúdos

Implante Capilar Natural: dicas sobre as entradas no cabelo

6 de abril de 2023

O surgimento das entradas no cabelo é algo natural para o homem que aparece com a idade, e não necessariamente indica a calvície androgenética. Por outro lado, quando surge precocemente ou avança muito rápido gera preocupação. A maioria dos pacientes que sofrem com a calvície se incomoda com as entradas no cabelo, e chegam aos consultórios dos cirurgiões capilares decididos a eliminá-las de uma vez por todas!

Alguns utilizam recursos do computador para desenhar como gostariam que as entradas no cabelo ficassem, muitas vezes baseando-se em fotos próprias de décadas atrás, ou mesmo indicando quantos centímetros querem reduzi-las e solicitam a maior densidade possível de fios de cabelos transplantados na região.

O que não é conhecido pelo público leigo é que, para se obter um implante capilar natural, a reconstrução das entradas no cabelo deve seguir ao máximo a própria natureza; portanto, baixar muito a linha de implantação dos cabelos com base em fotos de décadas atrás pode não ser o caminho.

A linha de implantação dos cabelos – ou as famosas entradas no cabelo – é chamada de linha anterior. Ela é um ponto-chave, considerada a assinatura do cirurgião plástico responsável pelo implante capilar. Quando muito baixa, reta, alta ou não respeita as proporções faciais, prejudica o resultado de um implante capilar, mesmo que o cirurgião tenha transplantado o volume de fios adequado para o caso.

Há um plano cirúrgico específico para cada paciente e o desenho das entradas no cabelo  é a arte implícita no implante capilar e requer muita experiência e expertise do cirurgião capilar. Em algumas situações, o paciente tem uma leve penugem que pode dar uma diretriz de onde seria a linha mais natural, mas há casos em que essa linha deve ser integralmente desenhada pelo cirurgião – e esse desenho segue a sensibilidade do médico e difere muito de equipe para equipe.

Nem sempre aquilo que o paciente imagina de início é o melhor a ser feito pelo cirurgião capilar; por isso, o médico deve expor as razões pelas quais descer muito as entradas no cabelo não é recomendável, assim como a densidade máxima nesta região pode prejudicar a médio e longo prazos, pois, com a evolução natural da calvície, poderá faltar fios de cabelos para preencher futuras áreas calvas.

Na natureza, as entradas no cabelo não se traduzem em uma linha. Há, na realidade, uma zona de transição com uma borda irregular onde o cabelo torna-se mais denso. Essa região tem saliência e reentrâncias de diferentes dimensões e existe uma variação de espaçamento e densidade entre essas irregularidades.

Importantes fatores são levados em conta para proporcionar um resultado de implante capilar natural no que se refere às entradas no cabelo. Entre eles: o formato da cabeça, idade, prognóstico da calvície, densidade da área doadora, tipo de cabelo, cor do cabelo, contraste entre a cor da pele e do fio, etc. A criação da linha “irregular” com saliências e reentrâncias é uma das artimanhas que médicos experientes proporcionam a seus pacientes.

Qualquer desenho para traduzir entradas no cabelo naturais deve levar em conta a perda futura de cabelo e as limitações da área doadora. Geralmente, um balanço deve ser feito entre os objetivos atuais e as necessidades futuras. Prioridade deve ser dada em regiões específicas da cabeça e a área doadora deve ser explorada para se obter o máximo em resultado estético.

Na opinião do Dr. Mauro Speranzini, “não basta simplesmente reconstruir as entradas no cabelo. Elas têm que ter aspecto natural e isto depende do desenho da linha anterior e da densidade de fios na região, que deve considerar um planejamento em médio e longo prazos”.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.