Conteúdos

Micropigmentação capilar: solução para homens e mulheres

6 de abril de 2023

Homens e mulheres que sofrem com o problema da calvície têm o mesmo anseio: achar uma solução definitiva ou pelo menos algo capaz de camuflar de forma digna. Existem alternativas. O implante capilar, por exemplo, garante um ótimo resultado, porém não resolve os casos em que a área doadora é insuficiente para cobrir satisfatoriamente a área calva. No entanto, um procedimento clínico promissor, que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, é a micropigmentação capilar.

Esse tratamento estético melhora significativamente a aparência da área afetada pela perda de cabelo, pois diminui o contraste entre os fios de cabelos remanescentes e o couro cabeludo, também indicado para complementar o implante de cabelo . Entre as vantagens da micropigmentação capilar está o custo-benefício, se comparado a um implante de cabelo, já que o investimento costuma ser o equivalente a 30% do custo estimado do implante capilar, porém vale lembrar, que ao longo do tempo o pigmento aplicado no couro cabeludo vai sofrendo desgaste, sendo necessário refazer o procedimento periodicamente.

As mulheres também são grandes beneficiadas com a microipgmentação capilar, pois em geral, sofrem de calvície difusa, condição que não costuma ser a melhor para o implante de cabelo. Assim, a micropigmentação capilar pode ser uma boa alternativa para elas.

A micropigmentação capilar consiste no depósito de pigmentos orgânicos e biodegradáveis na pele do couro cabeludo por meio de micropunturas feitas por agulhas finas. A associação entre pigmentos, profundidade de aplicação e tamanhos dos depósitos cria a ilusão de pequenos folículos capilares.

O procedimento pode ser realizado tanto em homens quanto em mulheres que não podem ou não têm interesse em se submeter ao tratamento cirúrgico ou, como complemento ao implante de cabelo, quando este não permite a cobertura total da área calva.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso da micropigmentação capilar é ter a consciência de que ele deve ser realizado por um profissional capacitado depois de ter sido recomendada por um médico especialista no tratamento cirúrgico e/ou clínico da calvície. Há determinadas causas da calvície em que a micropigmentação não é recomendada. Outra questão é a utilização errônea de pigmentos definitivos, por exemplo, que são muito comuns nas tatuagens convencionais, pode culminar com o passar dos anos em mudança na coloração, o que certamente irá comprometer o resultado final. Por isso, os pigmentos utilizados são especialmente desenvolvidos para esse fim e desbotam com o passar dos anos, dando ao paciente a chance de escolher se deseja ou não perpetuar o resultado por meio de novas sessões.

Atualmente os pacientes possuem uma gama de recursos cada vez maior e mais acessíveis e adequados à necessidade individual. Os resultados duradouros, precisos e naturais, refletem em ganhos que vão além da aparência física, contribuindo, muitas vezes, para o resgate da autoestima e do convívio social.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.