As sobrancelhas estão em alta! Na esteira dos constantes avanços e desenvolvimento de técnicas e tecnologias com foco na restauração capilar e de pelos em geral, as opções disponíveis no mercado para dar um up nas sobrancelhas chamam cada vez mais a atenção, especialmente das mulheres, embora homens também possam se incomodar com elas. No campo cirúrgico, temos o transplante de sobrancelhas, enquanto que no campo estético, a micropigmentação tem sido muito requisitada para aquelas que não estão satisfeitas com a aparência de suas sobrancelhas. Independente da escolha, um bom design, a correção das falhas e ainda a harmonia entre os fios valorizam o rosto e destacam o olhar de qualquer pessoa. Micropigmentação ou transplante de sobrancelhas?
Cada indivíduo tem um gosto ou necessidade específica e, nesse sentido, as duas formas de procedimento são eficazes, cada qual com sua especificidade. Micropigmentação ou transplante de sobrancelhas trazem bons resultados. Se você prefere um procedimento definitivo e com aspecto natural, o transplante de sobrancelhas é a sua opção, porém é necessário aparar com frequência os fios transplantados, já que normalmente estes são retirados do couro cabeludo e tendem a crescer na mesma velocidade do cabelo. Já a micropigmentação é para aquelas que desejam uma sobrancelha com aspecto de maquiagem, cujo visual se assemelha à tatuagem, nesse caso, semi-definitiva, embora seja possível com a a técnica fio a fio optar-se por uma sobrancelha extremamente natural.
Sob o aspecto do investimento financeiro, micropigmentação ou transplante de sobrancelhas? Num primeiro momento, o investimento no transplante de sobrancelhas pode parecer maior do que na micropigmentação, mas se considerarmos que neste caso há a necessidade de manutenção periódica que varia, na média, de 6 meses a 1 ano em razão do desgaste da cor com o tempo, a médio prazo, a micropigmentação tende a ser mais cara do que o transplante de sobrancelha.
Na comparação entre micropigmentação ou transplante de sobrancelhas, a micropigmentação pode oferecer ótimos resultados para quem deseja um efeito mais marcante que destaque realmente no olhar, enquanto que com o transplante de sobrancelhas a tendência é o preenchimento das falhas, portanto, com menos destaque do que a micropigmentação. Em ambas as técnicas, é possível o ajuste de design, quando esta é uma queixa associada à rarefação dos fios.
Uma questão que deve pesar muito na avaliação antes de escolher micropigmentação ou transplante de sobrancelhas é a qualidade e o conhecimento do profissional além das condições do local escolhido para realizá-la. Com a popularização da micropigmentação, há uma grande oferta deste serviço no mercado, porém nem sempre com profissionais realmente habilitados. Nesta técnica estética os profissionais introduzem a tinta na sobrancelha com uma agulha na pele. A qualidade da tinta e seus componentes pode ser decisiva para o bom resultado, além do cuidado com a higiene e utilização de materiais descartáveis e estéreis. Profissionais treinados e com os equipamentos adequados é um pré-requisito para a satisfação com o resultado. A técnica e a habilidade do profissional contam muito. Vale lembrar, que se der errado, o resultado artificial pode perdurar, já que o pigmento é semipermanente, embora haja técnicas corretivas possíveis de amenizar o problema. No transplante de sobrancelhas, utiliza-se anestesia local e os fios são retirados da própria pessoa e implantados um a um. O risco quanto ao resultado paira na angulação dos fios transplantados, que devem seguir o ângulo de nascimento dos fios naturais da sobrancelha. A harmonização do design também é um fator importante para a plena satisfação com o resultado obtido. Desta forma, uma vez alinhada a expectativa, definido o design desejado e com a escolha de um profissional habilitado e de sua confiança, a tendência é atingir-se o objetivo desejado com a micropigmentação ou transplante de sobrancelhas.