MMP: até Roberto Carlos se rendeu ao procedimento para controlar a calvície
6 de abril de 2023O número de pessoas que buscam o MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) para tratar problemas capilares disparou de tempos para cá. Recentemente foi a vez de Roberto Carlos assumir que se rendeu ao MMP! Mas esse tema deve ser discutido sob um ângulo mais abrangente. Por exemplo, o MMP, sozinho, resolve todos os problemas de calvície?
O MMP é a técnica que utiliza um equipamento com microagulhas vibratórias para agir no couro cabeludo. Na mesma ação estimula a circulação sanguínea e injeta substâncias para impulsionar o crescimento de novos fios e o engrossar os já existentes.
Seja qual for o problema, a indicação e a eficácia maior ou menor do MMP dependem de uma série de circunstâncias. O primeiro passo é o correto diagnóstico do dermatologista/tricologista. O uso de medicamentos, vitaminas, fatores de crescimento e bloqueadores enzimáticos podem ser usados em conjunto ou isoladamente. Fora isso, as condições clínicas e o histórico genético do paciente também devem ser analisados.
Vale lembrar, que a calvície tem diversas causas, a androgenética, por exemplo, é uma condição progressiva, portanto há necessidade de manutenção dos tratamentos por toda a vida. Se a área calva for muito extensa, o MMP isoladamente não dará conta do recado, será necessário valer-se do implante capilar associado ao MMP este, segundo os estudos científicos funciona melhor na região da coroa.
Nota-se que o resultado do tratamento com MMP é variável; para alguns é excepcional enquanto que para outros a resposta é tímida. No entanto, em linhas gerais, o que se observa é que o MMP costuma contribuir de forma bastante positiva para combater o avanço da calvície.
Quando recomendado o tratamento isolado e este é bem-sucedido, o resultado do MMP pode ser observado a partir da terceira aplicação. O número de sessões varia de acordo com a necessidade e o problema a ser tratado. O intervalo entre cada sessão deve ser de pelo menos 30 a 60 dias. O protocolo médico sugere, no mínimo, 4 sessões para mulheres e 3 para homens, com possível protocolo de manutenção de sessões mais esparsas para manter os resultados obtidos.
Na Clínica Speranzini, a demanda pelo MMP é grande, tanto isoladamente quanto para agir em conjunto com outros tratamentos clínicos como fototerapia, medicamentos tópicos, xampus específicos para o controle da queda capilar e até o implante capilar, mas o fato é que o combate da calvície, em geral, tem melhor resposta com a associação de tratamentos clínicos e cirúrgico, como fez o eterno rei, Roberto Carlos.