Conteúdos

O implante capilar deixa os cabelos com aparência artificial?

6 de abril de 2023

Esta ainda é uma das principais dúvidas de quem está pensando em se render ao implante capilar para se livrar da calvície.

Em algum momento, você já ouviu falar ou viu o temido visual de cabelo de boneca após um implante capilar. Mesmo depois de décadas de evolução, infelizmente ainda há procedimentos praticados por profissionais não capacitados e, às vezes, até não médicos que geram esse tipo de transtorno, deixando a cabeça com o aspecto de tufos de cabelos implantados como se fossem os de boneca.

Mas, calma! A boa notícia é que a constante evolução das técnicas cirúrgicas mudou esse cenário assustador. A famosa aparência de cabelos de boneca que tanto assombrou os homens interessados no implante capilar pode ser colocada na condição de ‘coisa do passado’ se houver a correta e criteriosa pesquisa sobre o conhecimento e a capacidade do cirurgião e da equipe que o paciente escolher para realizar o implante capilar.

Habilidade e treinamento do médico são determinantes

Conceitualmente, o transplante ou implante capilar é a transferência de raízes pilosas de uma região do couro cabeludo onde o cabelo não cai, geralmente nas têmporas e na nuca, bem como da barba e do tórax, também áreas doadoras quando se opta pela técnica FUE, para os locais onde o cabelo já caiu ou está caindo, normalmente as regiões parietais e da coroa. É a redistribuição do cabelo de forma natural, cujo resultado adia o aparecimento de áreas calvas nos casos mais iniciais ou simula estágios anteriores da calvície para recuperar a aparência do paciente nos casos mais avançados.

Existem basicamente dois métodos seguros para a realização do implante capilar: um deles, mais antigo, é o Folicular Unit Transplantation, ou FUT (Transplante de Unidade Folicular, em inglês). Essa técnica retira uma faixa do couro cabeludo da área doadora, a partir da qual são selecionadas as unidades foliculares (agrupamentos naturais de até cinco folículos capilares) que serão implantadas em pequenos orifícios feitos na área receptora. O outro método, mais moderno, ganhou a preferência de médicos e pacientes. Trata-se do Folicular Unit Extraction, ou FUE (Extração de Unidade Folicular, em inglês). A diferença é que essa técnica retira as unidades foliculares uma a uma, diretamente do couro cabeludo do paciente.

Não é a técnica utilizada pelo médico que determina o resultado inestético de um implante capilar, e sim a habilidade e treinamento do médico escolhido e sua equipe. As principais razões para que o resultado do implante capilar seja artificial são as seguintes: furos grosseiros feitos na área receptora e com angulação diferente daquela natural dos fios de cabelos originais da área calva, colocação de tufos de cabelos em um único furo ao invés de uma unidade folicular e, nos casos de calvície frontal, desenho da linha anterior muito simétrico avançando demais sobre a testa.

Por isso, fica a dica: antes de escolher o médico que vai realizar o seu implante capilar, certifique-se de sua expertise na área e sua reputação entre seus pares para que tenha certeza de que não será motivo de gozação entre os amigos. Duvide de preços abaixo da média. Equipamentos de última geração, investimento em atualização do médico e capacitação da equipe são requisitos básicos para um bom resultado.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.