Conteúdos

Quais as contraindicações do implante de cabelo

6 de abril de 2023

Toda cirurgia ainda que estética traz consigo contraindicações inerentes ao tipo de procedimento a ser realizado. As contraindicações do implante do cabelo estão relacionadas principalmente a quatro fatores: a relação entre o tamanho da área calva e a quantidade de fios de cabelos disponíveis na área doadora; a origem da queda de cabelos; a idade e a condição geral de saúde do paciente.

Em relação às contraindicações do implante do cabelo, a mais temida éa relação entre o tamanho da área calva e a quantidade de fios de cabelos disponíveis na chamada área doadora, pois isto significa que, mesmo reunindo as demais condições para o implante de cabelo, só é possível se submeter ao procedimento quando o paciente tem fios suficientes na área doadora para serem distribuídos na área calva que permita um preenchimento satisfatório. Isto significa que para aqueles que não possuem uma boa relação entre a área doadora e a área calva o implante de cabelo é contraindicado.

As contraindicações do implante cabelo, ao contrário do que muitos pensam, também têm relação com a origem da queda de cabelos. A causa mais comum nos homens é a calvície androgenética, que não é uma doença, mas sim uma condição familiar, porém quando a perda dos cabelos decorre de doenças capilares, o implante de cabelo pode não ser recomendado. Antes disso, é necessário promover a estabilização da queda através de tratamento clínico feito por médico tricologista para depois avaliar a possibilidade de se realizar o implante de cabelo.

A idade também entra no rol das contraindicações do implante de cabelo.  28 anos é a idade mínima recomendada para a realização da cirurgia, pois a calvície androgenética é progressiva, isto é, não cessa ao longo da vida. Quanto mais jovem o paciente é, menos estável é a calvície, sendo também mais difícil o prognóstico de queda a médio e longo prazo. Com isso o planejamento para que o resultado do implante de cabelo tenha eficácia ao longo do tempo fica prejudicado e o potencial da área doadora deve ser calculado considerando a possível necessidade futura da realização de mais sessões de implante de cabelo ao longo da vida, já que a calvície androgenética tende a progredir.    

Por fim, como qualquer outro procedimento cirúrgico, ainda que de baixa complexidade sob o aspecto médico, as contraindicações do implante de cabelo passam também pelas condições gerais de saúde do paciente, que são verificadas nos exames pré-operatórios. Apesar de ser realizado sob anestesia local, o que o torna bastante seguro, a avaliação prévia do cardiologista é fundamental, assim como verificar se está tudo certo com o tempo de coagulação sanguínea e a pressão arterial no momento do ato cirúrgico. O índice glicêmico também é avaliado, pois a glicemia precisa estar controlada para a realização do implante de cabelo.

Para que haja sucesso no implante de cabelo é fundamental que o médico escolhido tenha experiência e avalie os aspectos acima indicados para que o implante de cabelo seja realizado com total segurança ao paciente e com capacidade para produzir o resultado esperado.

Para entender melhor cada caso, é preciso passar por uma consulta onde o paciente toma ciência de todas as possíveis contraindicações do implante de cabelo e fica sabendo se é possível realizar a cirurgia ou não. A Clínica Speranzini oferece  tratamento integrado para a calvície. Caso o implante de cabelo não seja a solução, avaliamos outras possibilidades como o tratamento clínico via oral, microagulhamento ou micropigmentação capilar.

Nosso objetivo é alinhar as expectativas dos pacientes, apresentando com transparência o que é possível ser obtido com cada tipo de tratamento proposto. Tudo isso para que o paciente fique satisfeito com os resultados obtidos de acordo com o quadro clínico apresentado.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.