Sim! Essa é a resposta para o título desse artigo. O uso de anabolizantes acelera consideravelmente a queda de cabelo
Os esteroides anabolizantes são substâncias polêmicas, pois são capazes de entregar resultados extraordinários no desenvolvimento do corpo, motivo pelo qual são tão populares entre os adeptos ao corpo perfeito. Ao mesmo tempo, trazem consigo potenciais efeitos colaterais bastante severos. Portanto, se você busca uma solução para o tratar problemas capilares, não arrume mais um. Risque da sua lista o uso de anabolizantes.
Se você insistir no erro e optar pelo uso de anabolizantes que tem em sua composição a testosterona, o que é comum para quem busca perder gordura e ganhar muita massa muscular em pouco tempo, vai perceber a queda acentuada dos cabelos logo nos primeiros meses. “A testosterona em níveis elevados é o fator hormonal que induz à alopecia ou calvície”, explicam os tricologistas da clínica Speranzini. O aumento abrupto da testosterona tem como contrapartida direta a perda de cabelo.
De fato, a testosterona é tão eficaz em causar a perda de cabelo que os medicamentos para restaurar o problema costumam funcionar justamente bloqueando o hormônio. Além da queda de cabelo, aliás, o uso de anabolizantes pode provocar outros importantes distúrbios, muitos deles ainda mais preocupantes, como por exemplo, aumento da pressão sanguínea, aumento do risco de infarto e derrame, comportamento agressivo e até infertilidade. Ou seja, não vale o risco em circunstância alguma.
Cuidar da aparência como um todo pode e deve caminhar lado a lado com os cuidados em relação à saúde. Se o seu problema é capilar, procure um médico tricologista e/ou um cirurgião plástico especializado em transplante capilar. Eles vão indicar o melhor tratamento e/ou procedimento. Já em relação ao seu corpo, o caminho de uma alimentação saudável é sempre o mais indicado. Pratique exercícios de forma segura e evite o uso de anabolizantes.