Conteúdos

Barba: a pandemia de Covid-19 e o risco de contágio dos barbudos

7 de abril de 2023

Embora milhares de pesquisadores, cientistas, médicos e demais profissionais sigam na luta diária em busca de soluções para tratamento e cura definitiva da Covid-19, em tempos de pandemia, dúvidas constantes e respostas nem sempre tão esclarecedoras são inevitáveis.

Nesse balaio de incertezas, ações preventivas como distanciamento social e cuidados com a higiene formam um oásis de confiança quando o foco é protocolos de segurança. Sobre isso, resolvemos relativizar o tema da higiene com o uso de barba. Afinal, é preciso tirar a barba por segurança? Há risco de contágio? Quais são as recomendações?

De acordo com o Dr. Mauro Speranzini, cirurgião especialista em transplante de pelos, a recomendação principal é manter a higiene. “Ao que se sabe, não há risco de contágio direto pela barba. A mesma tese, inclusive, vale em relação aos cabelos. Portanto, não é necessário raspar nem um nem outro. Para quem usa barbas mais longas, uma dica é dar uma aparada e deixá-las menos encorpadas e mais práticas para a higienização”, destaca o médico.

Além da questão da praticidade da higienização, optar por barbas menos encorpadas, por exemplo, tende a diminuir a quantidade de vezes em que a pessoa leva a mão ao rosto, ou seja, próximo da boca, dos olhos e do nariz. Outra ponto importante é que, teoricamente, quanto mais curta a barba, menor o incômodo no uso da máscara.

Nessa linha, aliás, também cabe uma discussão estética. Hoje, a máscara é parte integrante do vestuário. No visual, as mulheres levam vantagem sobre os homens (de barba). Enquanto elas buscam a combinação ideal de cores e estilos, eles se incomodam pelo fato da máscara encobrir a barba que levou tanto tempo para ser cultivada. Mas a verdade é que em tempos de pandemia, o culto a barba pode ficar temporariamente em segundo plano. Prioridade total para o uso da máscara. A saúde em primeiro lugar!

Excepcionalmente, vale ressaltar que em relação aos profissionais da área de saúde que estão diariamente na linha de frente e em contato direto com pessoas infectadas pelo Covid-19, ou por qualquer outra doença infectocontagiosa, ou ainda em UTIs é praxe o não uso de barba por questões óbvias de segurança e higiene.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.