Caspa gera constrangimento e pode causar a queda de cabelo

7 de abril de 2023

Não tem jeito! Apresentar um quadro aparente de caspa expõe qualquer pessoa ao constrangimento público. De longe é possível detectar os “floquinhos” espalhados pela roupa, sobretudo na região dos ombros e das costas, ainda mais em peças escuras. Trata-se de uma ocorrência relativamente comum. Mas como podemos tratar esse problema? Existe cura para a caspa? Como essas descamações surgem?

A caspa é o resultado do quadro da dermatite seborreica – inflamação acompanhada por descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada, que pode causar muita coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas. Na verdade, um problema se desenvolve com a ajuda do outro, cuja origem pode se dar a partir da predisposição familiar e pessoal, do aumento na produção de sebo ou através de fungos, que colaboram para a inflamação da região.

A dermatite seborreica, causadora da caspa, pode surgir em várias regiões do corpo, principalmente onde a pele tem mais tendência à oleosidade: couro cabeludo; sobrancelhas; pálpebras; vincos do nariz; lábios; atrás e dentro da orelhas e até no tórax.

De acordo com os médicos tricologistas do Grupo Speranzini, dentre os sintomas, vale destacar as descamações brancas na região, escamas amarelas oleosas, coceira (que pode piorar com a manipulação), vermelhidão e até perda de cabelo. Já os fatores quer motivam a caspa são a oleosidade excessiva no couro cabeludo, fatores genéticos, estresse, lavar a cabeça com água quente, uso frequente de chapéus, acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo, higienização incorreta da região e proliferação do fungo Pityrosporum ovale.

Como prevenir a caspa?

Dicas de prevenção da caspa: evitar usar água muito quente para lavar o couro cabeludo, usar shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctona olamina e ácido salicílico, aplicar condicionador e máscaras de hidratação apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo, evitar o uso frequente de chapéus e bonés; lavar os cabelos em dias alternados, enxaguar os fios com água morna ou fria e evitar situações de estresse e ansiedade.

A caspa é uma doença crônica e não tem cura.A notícia boa é que existem tratamentos por meio do uso de dermocosméticos e outros medicamentos, shampoos anticaspa, uso tópico de corticoides e, em casos mais intensos, a patologia pode ser combatida com medicamentos via oral.

Se você sofre com problemas constantes de caspa, lembre-se, o melhor e mais seguro caminho, como sempre, é buscar todas as orientações com o dermatologista, sobretudo o especializado em tricologia. A tricologia é a ciência responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e patológicas relacionadas aos cabelos, couro cabeludo e pelos. Através de exames específicos, o tricologista fecha um diagnóstico seguro para determinar os tratamentos mais eficazes e as devidas mudanças de hábitos.