Tricologista do Grupo Speranzini, Dra. Luísa Groba fala sobre a experiência de ter vivenciado um problema capilar na adolescência, e como isso a influenciou na escolha da profissão
Aos 17 anos, a jovem Luísa Groba fez um tratamento para acne utilizando um medicamento que poderia alterar o seu ciclo capilar. A alteração se confirmou e o problema desencadeou um quadro intenso de queda de cabelo. “Perder cabelos naquela velocidade me assustava demais”, lembra Luísa, agora com um sorriso no rosto. Imediatamente vieram os impactos na autoestima. Preocupada, a garota foi atrás de informações e soluções, mas a falta de referência a deixava desamparada.
Em pouco tempo seu cabelo havia perdido força, volume e beleza. Era hora de buscar ajuda profissional. Foi aí que o cenário cercado de medo e insegurança começou a mudar. Luísa conta que passou por três dermatologistas até sentir a confiança necessária para iniciar a série de tratamentos para estabilizar e reverter o quadro. “O processo foi tão intenso que eu cheguei a fazer por três vezes pelo menos 10 sessões de mesoterapia”, afirma.
Os bons resultados, enfim, vieram. A retomada da autoestima foi o gatilho para transformar a experiência em motivação e paixão. Ela que já tinha interesse em estudar medicina, a partir dali, começou já a pensar em especializar-se em dermatologia e poder estudar mais a fundo cabelos para ajudar pessoas com histórias e dramas similares ao que ela havia enfrentado, tendo como espelho o profissionalismo e a dedicação do médico que a ajudou a superar um desafio difícil. Missão dada foi missão cumprida. Aprovada no curso de medicina, Luisa começava sua jornada de especialização na área capilar.
Mesmo sabendo da forte concorrência na especialidade de tricologista, a universitária redobrou os estudos e foi aprovada em um hospital referência em dermatologia direcionada a problemas capilares. “Acho que foi destino. Durante a residência, pude acompanhar e atender diversos casos de tricologia e estudar mais a fundo esse tema que sempre tive tanto interesse”, comemora.
Dra. Luísa Groba tem artigos nacionais e internacionais publicados, um deles na conceituada revista International Journal of Trichology. Hoje, além de cursar pós-graduação em tricologia numa das instituições mais concorridas do país, aprofundando ainda seus conhecimentos, entrega toda a paixão, dedicação e excelência médica aos pacientes do Grupo Speranzini, referência internacional em transplante capilar e tratamentos clínicos.
Uma história inspiradora de superação e determinação!