Perda de cabelo é uma questão inerente ao corpo humano. Homens e mulheres, sem exceção, em algum momento da vida vão enfrentar esse problema com mais ou menos intensidade. Mas calma! Este é um assunto mais amplo que podemos destacar numa outra oportunidade. O foco, hoje, é entender se é normal perder cabelo após o transplante capilar. Será que é?
O melhor caminho para responder esta pergunta é iniciar explicando o que são as unidades foliculares, pois é lá que os fios de cabelo nascem, caem ou morrem. O que é uma unidade folicular? Cada unidade folicular ou capilar é formada por um conjunto que reúne: bulbo, papila dérmica de um a quatro folículos capilares, glândula sebácea, perifoliculum e músculo eretor do pelo.
É isso mesmo, durante o procedimento, todo esse conjunto é transplantado. Assim fica mais fácil explicar, então, que na queda de fios após o transplante capilar, o que cai é tão somente o fio. Portanto, todo o restante é preservado. E, claro, novos fios nascerão.
“A queda dos fios transplantados começa a acontecer por volta da terceira semana após o implante. Apesar de parecer estranho, além de normal, é necessário. É a partir dessa queda que acontece a renovação celular para a formação dos novos fios capilares”, explica a Dra. Cristina Nakano, cirurgiã-chefe da Guardiões do Cabelo, clínica pertencente ao Grupo Speranzini, referência internacional em transplante capilar. Junto com a queda dos fios após o transplante, também caem as crostas formadas durante o processo de cicatrização pós-cirúrgico.
Quando os novos fios de cabelo nascem após o transplante capilar?
No primeiro olhar ao ver os cabelos caindo após o transplante capilar, a impressão é que o transplante capilar não funcionou. A partir de agora, você já sabe que eles voltarão a nascer. Mas quando? Por volta do terceiro mês os novos fios começam a aparecer, mas ainda são como uma penugem. E, mês a mês, eles vão surgindo, com força, até chegar ao resultado esperado.
Tanto os fios transplantados como os fios ao redor da área da cirurgia podem cair temporariamente. Esse fenômeno, conhecido como “shock loss” (ou queda pós-traumática em português) é um evento normal após o procedimento.
“O fato de haver queda de cabelo após o transplante capilar, não significa que aqueles cabelos foram perdidos. Novos fios costumam substituir os que caíram, inclusive os que foram transplantados. Apesar da queda ser inevitável, ela costuma ser temporária”, ressalta Dr. Mauro Speranzini, diretor-clínico do Grupo Speranzini.
A calvície continua a progredir após o procedimento?
Em linhas gerais, a maioria das pessoas que se submetem ao transplante capilar temem que a calvície continue a progredir após o procedimento. Apesar do transplante capilar ser um método rápido e resolutivo para tratamento da calvície, é importante esclarecer que ele é somente uma parte do tratamento integrado eficaz para a calvície.
Isto porque, o transplante de cabelo visa a redistribuição dos fios de cabelo saudáveis, retirando de onde tem mais e colocando onde tem menos. O problema é que, normalmente, ainda existem os fios acometidos pelo gene da calvície, que não são usados na redistribuição de fios feita pelo implante capilar, mas tendem a se tornar progressivamente mais finos até desaparecerem.
Em razão disso, fica o alerta: se não houver um acompanhamento adequado com tratamento clínico para interromper a perda progressiva dos fios já condenados, após algum tempo o paciente pode notar nova rarefação capilar mesmo após um procedimento bem-sucedido.