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Fotos de antes e depois de transplante capilar publicadas nas redes sociais – o que elas dizem?

7 de abril de 2023

Gerar atração para o consumo dos mais variados serviços e produtos através da internet e das redes sociais tornou-se um caminho sem volta. Ações sérias e transparentes são sempre positivas, mas nem tudo são flores. Promessas milagrosas beiram o absurdo, mas infelizmente conseguem convencer muita gente. E é aí que mora o perigo!

A sede ou a necessidade pelo consumo é uma realidade preocupante, principalmente quando o apelo envolve a saúde, a exemplo de quem busca cirurgias plásticas estéticas, como o transplante capilar.

Neste segmento específico criou-se um modelo de atração de clientes, muitos deles preocupados com a resolução do problema sem se preocuparem com os meios para tal, com forte poder de sedução: fotos “antes e depois”.

Uma artimanha que vai na contramão das recomendações destinadas aos profissionais da área. Mesmo sob a fiscalização de entidades de classe como o CRM (Conselho Regional de Medicina), por exemplo, infelizmente é crescente o número de médicos e clínicas que extrapolam os limites para fisgar pacientes.

Há regras para isso. Médicos e clínicas até podem fazer publicidade, desde que sejam sóbrias, evitem o sensacionalismo e, principalmente, exponham informação e fatos que não induzam os pacientes em erro.

A intenção por trás do Código de Ética é justamente proteger os pacientes vulneráveis à propagandas enganosas e divulgação de falsos resultados nas redes. “No transplante capilar, especificamente, artimanhas como fotos antes e depois muitas vezes induzem maldosamente o paciente, normalmente fragilizado pelo problema da calvície e pela necessidade de resolver o problema o mais rápido possível”, alerta Dr. Mauro Speranzini, um dos maiores especialistas do mundo em transplante capilar e presidente da ABCRC (Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar) durante o biênio 2017-2018.

O fato é que, muitas fotos antes e depois passaram (i) por “truques” tecnológicos como o uso de photoshop e outras ferramentas para promover resultados perfeitos; (ii) não são fotos do acervo daquele médico ou clínica, pois fotos de antes e depois tem sido roubadas inclusive de apresentações científicas em congressos da especialidade ou de sites de médicos e clínicas de outros países; e/ou (iii) são feitas em posições distintas no antes e no depois para criar uma ilusão de resultado melhor do que o real. 

Além disso, ainda que você esteja diante de fotos de antes e depois sem qualquer “tratamento”, nem sempre elas representam o resultado que você pode obter e é isso que faz com que muitos sejam iludidos com as fotos que veem achando que obterão necessariamente aquele resultado também. 

Vale o alerta: não se deixe levar por esse “esquema”. Uma escolha inadequada pode transformar o seu sonho num grande pesadelo. Em consulta com um cirurgião comprovadamente especialista em transplante capilar você deverá ter acesso a muitas fotos de antes e depois de casos semelhantes ao seu, isto é, com tipo de cabelo, estágio e padrão de calvície parecidos com o seu.

O médico também deve te mostrar resultados dos mais favoráveis ao menos favoráveis de modo que você tenha a real noção do que pode ser alcançado no seu caso, sem enganação! 

Hoje, as redes sociais podem colaborar na escolha do profissional, mas definitivamente, fotos de antes e depois não podem ser o critério para escolher o profissional e nem devem representar desconfiança sobre aqueles médicos e clínicas que remam contra a maré e não se sujeitam a esse tipo de marketing.

Ao escolher um médico para realizar o seu transplante capilar, verifique se ele é especialista em cirurgia de transplante capilar, procure esclarecer suas dúvidas nas consultas presenciais e converse com outros pacientes, mas não se deixe enganar por publicações pouco confiáveis.

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