Conteúdos

Transplante de barba: cuidados corretos no pré e pós-operatório

7 de abril de 2023

Atenção às recomendações do cirurgião é a palavra de ordem para quem busca uma barba de respeito com o transplante de barba

Definitivamente o uso da barba, independe do design, seja ele mais ou menos arrojado, chegou para ficar. O que parecia mais uma onda passageira de tendência estética masculina ganhou força no mundo todo, inclusive entre países de culturas heterogêneas.

Técnicas modernas e cirurgiões especializados são fundamentais, mas o paciente tem papel importante no sucesso do transplante de barba. Seguir ou não as recomendações pré e pós-operatórias podem determinar o sucesso ou o fracasso do seu implante de barba.

O pré-operatório na cirurgia de transplante de barba tem início com a solicitação de exames prescritos na consulta médica. Após uma cuidadosa avaliação do histórico do paciente, inclusive em relação ao uso de medicamentos ou drogas, também podem ser dadas orientações adicionais específicas, como por exemplo, evitar fumar por 14 dias (o cigarro sabidamente retarda a cicatrização e pode comprometer o resultado da cirurgia) e consumir bebida alcoólica nos 3 dias que antecedem a cirurgia.

No dia do procedimento, o paciente deve comparecer à clínica logo cedo para o preparo, que consiste na marcação do desenho da região a ser operada, bem como para o preparo da área doadora, que consiste na raspagem de uma faixa do couro cabeludo, não aparente, quando os fios da região do pescoço e maçã do rosto não forem suficientes para atingir o resultado esperado ou inexistam fios nessas regiões para servirem como área doadora.

É recomendado para o dia da cirurgia, que o paciente não aplique gel ou creme na barba, não faça exercícios físicos e tome o café da manhã como de costume, sem exageros. 

Passada a cirurgia é a vez do pós-operatório do transplante de barba, que normalmente é seguro e tranquilo, inclusive, você estará apto a retornar às suas atividades normais já no dia seguinte ao procedimento.

Em razão das microincisões tanto na área a ser preenchida quanto na área doadora, pequenas crostas se formam e caem entre 8 e 14 dias após o transplante de barba. Pode haver coceira e dormência temporárias nas áreas operadas.

Algum inchaço e vermelhidão nos dias subsequentes ao transplante de barba também é normal. Siga o plano de retornos recomendado para que o médico avalie a evolução pós-operatória. Em alguns casos formam pequenas pústulas na região operada. Se isto acontecer é importante comparecer em retorno para drenagem. Por segurança, evite o sol por até dois meses.

Os fios transplantados para a barba com a ultramoderna técnica FUE com DNI, podem cair e os definitivos começarão a nascer após o 3º mês. Em média, 6 meses após o procedimento observa-se o resultado final. Depois da sua alta médica é você quem define o design e, ainda, se desejar, passar uma temporada sem barba para trocar o visual. Para isso, basta raspar a barba como de costume e quando desejar, deixá-la crescer novamente para retornar ao estilo da moda e ser feliz.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.