Tricotilomania e a restauração capilar – pontos essenciais que você precisa entender
7 de abril de 2023O transplante capilar é a solução definitiva para muitas pessoas que buscam no procedimento o livramento dos incômodos e perturbações causados pela calvície, cuja perde de cabelo envolve diversos fatores, muitos deles, inclusive, citados aqui no blog em artigos anteriores.
Mas hoje o tema é inédito. Vamos falar da tricotilomania, doença caracterizada pela compulsão em arrancar os fios e pelos do corpo, que atinge muitas pessoas e pode deixar sequelas graves no couro cabeludo e, claro, prejudicar bruscamente o crescimento natural dos fios.
Mesmo em transtornos bastante peculiares como a tricotilomania, a restauração capilar também pode ser bastante eficaz. Por se tratar de uma compulsão, pessoas que sofrem deste transtorno precisam de atenção adequada. Há vários níveis da doença e, por isso, o tratamento pode incluir medicamentos, psicoterapia, acompanhamento constante ou o que for mais adequado ao caso.
Via de regra, as pessoas que convivem com o transtorno arrancam os fios por ansiedade, prazer ou até mesmo por algum gatilho que causa sofrimento. Com falhas e queda de cabelo por conta disso, a vergonha e a vontade de mudar a aparência também são comuns.
Por isso, vale o alerta: se você se identifica com este quadro de compulsão, procure imediatamente ajuda psicológica antes de qualquer tratamento capilar. Estabilizar o transtorno é fundamental para se obter um resultado eficaz tanto no tratamento clínico quando no procedimento de transplante.
Sem dúvida, a tricotilomania causa danos e muita angústia. Mas é importante lembrar que é possível controlar o transtorno e recuperar os fios. O tratamento adequado, aliás, trará benefícios diretos ao paciente em todos os sentidos.
O transplante capilar pode ajudar pacientes que sofrem de tricotilomania?
O primeiro passo é estabelecer uma conversa franca com o cirurgião responsável pelo seu transplante capilar. Só assim ele conseguirá entender o seu quadro geral e pensar no planejamento mais adequado para a realização da cirurgia. “Os procedimentos podem ser realizados em sessões, conforme o tamanho das falhas e áreas afetadas, e a recuperação em geral é rápida”, explica Dr. Mauro Speranzini, diretor clínico do Grupo Speranzini, considerado um dos maiores especialistas do mundo em restauração capilar.
No mundo da medicina, a quantidade de especialistas, tratamentos, diagnósticos e formas de ajudar um paciente são imensas. Casos como a tricotilomania reforçam que os profissionais da saúde podem atuar juntos para a recuperação do paciente tanto na parte psicológica como na autoestima.
Se o comportamento compulsivo gera culpa, vergonha e exige um tempo de aceitação/adaptação, a ausência e falha dos fios também pode provocar sensações ruins. “Quando a tricotilomania é identificada, os esforços do médico especialista em restauração capilar e dos profissionais de saúde mental são primordiais para que o paciente tenha resultados mais positivos”, ressalta a cirurgiã-chefe da clínica Guardiões do Cabelo, Dra. Cristina Nakano.