Conteúdos

Exames pré-operatórios para o transplante capilar – entenda a importância

10 de abril de 2023

Não há dúvida de que o transplante capilar é a melhor e mais eficaz solução na luta contra a calvície. Técnicas avançadas, a exemplo da FUE Evolution com DNI, aliadas à precisão cirúrgica dos médicos que conduzem o procedimento, permitem resultados cada vez mais naturais.

Via de regra, as cirurgias são feitas para melhorar o aspecto da calvície tradicional, causada pela alopecia androgenética. Mas existem alguns detalhes que são fundamentais no processo. É o caso da importância dos exames pré-operatórios para o transplante capilar.

Mas de saída, vale lembrar que o transplante capilar, apesar da longa duração (cerca de 8h), já que se trata de um procedimento quase que artesanal e absolutamente minucioso, que envolve médicos e instrumentadoras, é considerado de baixa complexidade. A explicação é que a anestesia é local e o paciente é levemente sedado. “Apresentando boas condições de saúde e uma boa área doadora, o indivíduo torna-se um bom candidato para realizar a cirurgia com bastante segurança”, esclarece Dr. Mauro Speranzini, diretor-médico do Grupo Speranzini, formado pelas clínicas Speranzini e Guardiões do Cabelo – referência internacional em transplante capilar.

Na esteira dos desdobramentos do caso recente de um homem que morreu após realizar um transplante capilar na Bahia, vem à tona uma questão de extrema importância. A boa prática médica exige que se tome todos os cuidados possíveis em qualquer procedimento cirúrgico. O primeiro passo é uma avaliação criteriosa em consulta. Após conhecer as condições gerais de saúde, histórico genético, uso de medicamento contínuo etc., os cirurgiões do Grupo Speranzini fazem um direcionamento bastante esclarecedor sobre o procedimento e/ou tratamento mais adequado, um alinhamento da real expectativa do resultado, acesso a fotos antes e depois de casos semelhantes ao do paciente para, aí então, fechar o orçamento e dar sinal verde para o transplante capilar.

Solicitação dos exames pré-operatórios para o transplante capilar

A próxima etapa, de extrema importância, aquela que efetivamente antecede a cirurgia, é a solicitação dos exames pré-operatórios necessários para a realização da cirurgia. Abaixo, destacamos os exames pré-operatórios para o transplante capilar necessários para que o procedimento seja realizado com total segurança para o médico e para o paciente:

– Hemograma

– Coagulograma completo (incluindo TP e TTPA)

– Glicemia de jejum

– Sorologia para Hepatite B e C

– Sorologia para HIV

– RT -PCR para COVID19 (para quem não tomou pelo menos 2 doses da vacina)

– Avaliação cardiológica para risco cirúrgico

De qualquer forma, nunca é demais lembrar que, infraestrutura diferenciada, devidamente equipada e autorizada pela vigilância sanitária, e claro, um corpo clínico de qualidade, seguem sendo requisitos fundamentais para garantir a segurança e a satisfação dos pacientes que se submetem ao transplante capilar.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.