Linha anterior no transplante capilar – posso ter a mesma de uma pessoa que admiro?
11 de abril de 2023Não é raro pacientes chegarem para a consulta com fotos do que consideram “exemplos” de traços que gostariam de “copiar”. Quando a busca é pelo transplante capilar, obviamente, além da cobertura total da calvície, a linha frontal é o foco. Aí, de cara, cabe ao cirurgião entender a motivação da pessoa em tomar esta decisão. O objetivo é deixa-la ciente das limitações e não gerar frustrações no resultado final.
Tecnicamente, a resposta para a pergunta no título é sim, desde que haja, preferencialmente, uma semelhança natural. Caso contrário, este não é o melhor caminho.
A linha anterior natural é o nome dado a área de implantação dos cabelos, é determinante na obtenção de um resultado natural no transplante capilar. “A linha anterior fica situada na parte frontal da testa e tem características peculiares, que variam de pessoa para pessoa”, explica Mauro Speranzini, sócio fundador do Grupo Speranzini, formado pelas clínicas Speranzini e Guardiões do Cabelo.
No primeiro olhar, querer ficar literalmente com o mesmo formato da linha anterior do seu ídolo ou daquela pessoa que se admira, pode revelar não apenas um problema estético, mas de autoestima. A semelhança pode gerar satisfação, prazer, mas quando esse desejo se manifesta de forma exagerada e deturpada, é preciso acender o pisca alerta.
Sempre na medida do possível, o cirurgião plástico buscará atender o desejo de seu paciente. No entanto, de acordo com o Dr. Mauro Speranzini, também é dever do médico orientar e indicar procedimentos que mais se adequem às características de cada indivíduo podendo, inclusive, contraindicar determinado procedimento se necessário. Por este motivo, o aspecto emocional é tão importante. Afinal, o principal compromisso do médico deve ser preservar a sua saúde e proporcionar bem-estar ao seu paciente.
A linha anterior no transplante capilar ideal
Para criar uma linha anterior ideal é fundamental escolher um cirurgião especialista e experiente, com percepção artística apurada, de modo a produzir o resultado mais natural possível, conforme o padrão de implantação de cada paciente.
A marcação da linha anterior é personalizada, e varia de acordo com as características de cada paciente, como por exemplo:
– Formato da cabeça
– Grau de calvície
– Qualidade da área doadora
– Expectativa do paciente
– Idade
– Tipo de cabelo
A direção de crescimento dos fios é outro fator que deve ser observado. Os fios serão implantados com o mesmo padrão natural de crescimento, que irá somar-se ao conjunto de ações para otimizar o resultado do procedimento. Na região da linha anterior são implantadas unidades foliculares com fios mais finos, e depois unidades com mais fios, criando um efeito degradê, que incrementa ainda mais o aspecto natural.
Há, ainda, outras peculiaridades deste processo e, todas somadas, permitem a criação de uma linha anterior muito natural, para que não seja possível perceber que o paciente realizou um transplante capilar. Na verdade, o segredo de um bom transplante capilar é justamente isso, não ser possível a percepção de que foi realizado um implante.
Não se compare
Só existe uma maneira de ser feliz com a própria imagem: não se comparar com ninguém, respeitar os próprios traços e limitações, ter bom senso e prezar pela harmonia do conjunto: rosto/cabelos, levando em consideração a sua idade.