Conteúdos

Conheça soluções eficazes para tratar a calvície

22 de abril de 2023

A calvície é um problema que atormenta muita gente. E apesar de ser associada ao sexo masculino, a queda de cabelo também atinge um grande número de mulheres. Portanto, o diagnóstico e a escolha do tratamento correto nas diversas fases e causas da calvície são fundamentais para minimizar o problema.

A calvície mais comum é a androgenética. Não se trata de uma doença, mas sim de uma característica genética; portanto, não tem cura, e costuma se manifestar na fase adulta. Mas não é preciso se desesperar, pois existem tratamentos eficazes para minimizar e controlar a queda dos fios, além de soluções estéticas que, associadas ou não aos tratamentos médicos, podem ser a solução.

Entre as principais alternativas estão: o tratamento clínico, o transplante capilar, a micropigmentação, cosméticos de uso diário para escurecimento do couro cabeludo e a prótese capilar. Não há uma fórmula a ser aplicada para todos. Há casos em que a calvície é minimizada lançando-se mão de apenas uma das alternativas disponíveis; porém, há casos em que é necessária a associação de técnicas ou mesmo a mescla de tratamento médico com solução estética.

Existe um leque de alternativas para solucionar o problema. No entanto, é preciso consultar um médico especialista, cirurgião plástico ou dermatologista que irá diagnosticar o caso de cada paciente e identificar a mais apropriada.  Conheça um pouco de cada uma das cinco soluções citadas acima:

Tratamento clínico
Tratamento contínuo feito por dermatologista especializado em tratamento dos cabelos (tricologista) com o uso de medicamentos via oral, de uso tópico e/ou injetado no couro cabeludo com o auxílio de aparelhos específicos para esta finalidade. Tem por objetivo retardar a queda dos fios e engrossar os fios miniaturizados. Muito indicado para tratar a queda em pacientes jovens e mulheres, além de possuir grande eficácia quando associado à cirurgia de transplante capilar.

Transplante capilar (cirurgia)
Cirurgia realizada por cirurgião plástico ou dermatologista especializado, na qual se faz a redistribuição dos fios de cabelo da própria pessoa. Para este procedimento normalmente utilizam-se fios do próprio couro cabeludo ou de outras partes do corpo, como barba ou tórax e, excepcionalmente, de membros. A técnica mais popular no mundo atualmente é a FUE, que retira e redistribui os fios um a um.

Micropigmentação
É um procedimento estético semipermanente que pigmenta o couro cabeludo para escurecê-lo e simular a presença de cabelos. São tatuados pontos no couro cabeludo para simular o efeito raspado ou para potencializar o resultado do transplante capilar, pois cria a impressão de preenchimento.

Cosméticos de uso diário
Existe hoje no mercado uma variada gama de produtos cosméticos que proporciona o disfarce da calvície por meio do escurecimento temporário do couro cabeludo, como, por exemplo, pancakes cenográficos, específicos para a finalidade, e outros cosméticos a base de pó de queratina. Esta solução associada ao tratamento clínico é muitas vezes recomendada para as mulheres que sofrem de calvície difusa e homens que trabalham na frente das câmeras, como os atores, quando não há área doadora disponível para um resultado satisfatório com a cirurgia de transplante capilar.

Prótese capilar
Engana-se quem pensa na antiga peruca com fios sintéticos e bastante inestética para os padrões atuais. Sim, elas ainda existem, porém a tecnologia também chegou a este campo e hoje é possível encontrar no mercado próteses capilares feitas com fios naturais aplicados a uma microtela tão fina que permite a visualização do couro cabeludo, o que confere absoluta naturalidade para a peça. Fixadas no couro cabeludo com adesivos, exige manutenção periódica; porém, para os que desejam aquele topete e possuem uma calvície em grau mais avançado, pode ser a solução. Normalmente é recomendada para pessoas que não possuem área doadora suficiente para obter um resultado satisfatório com o transplante capilar e também para mulheres. Hoje há cabeleireiros especializados na preparação, colocação e manutenção de próteses capilares.

Assine nossa newsletter e receba as novidades

    Aviso legal

    Todas as imagens mostradas nessa página são meramente ilustrativas. Cada caso é individual e não há garantias de resultado. Para mais informações, por favor entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

    Diretor técnico-médico: Dr. Mauro Speranzini, CRM 59.742/SP

    © Grupo Speranzini 2024 CNPJ: 022.071.63/0001-75. CRM 971.250/SP

    Todos os direitos reservados.