Realizou o implante capilar? Saiba o que é essencial fazer agora!
31 de janeiro de 2023Na maioria absoluta dos casos, o implante capilar, quando executado por cirurgiões de alto nível de excelência, por meio de técnicas modernas e eficazes, entrega ótimos resultados. No entanto, após o transplante capilar há um caminho estratégico extremamente importante, capaz de potencializar o resultado final do implante capilar e colaborar com o crescimento dos cabelos. Estamos falando dos tratamentos clínicos.
É preciso lembrar que o fio transplantado tem uma origem genética diferente daqueles originários da área calva, tecnicamente conhecida como área receptora. Quando o cabelo é transplantado, a raiz segue com a memória da região doadora (área da nuca e têmporas) o que possibilita uma longa sobrevida, ou seja, não tem tendência à queda, explicam os médicos especialistas em tricologia do Grupo Speranzini, composto pelas clínicas Speranzini e Guardiões do Cabelo.
Por outro lado, os fios remanescentes da área calva, estes sim, continuam afinando, com menos ou mais intensidade com o passar dos anos, em razão da progressão contínua da calvície. Por isso, assim como os fios redistribuídos no implante capilar, os demais também merecem e necessitam a mesma atenção e cuidados clínicos específicos para proporcionar efeito estético e harmônico absolutamente natural no médio e longo prazo.
Tratamentos após o implante capilar
Os tratamentos clínicos mais tradicionais se dão por meio da ingestão de vitaminas, medicamentos tópicos e orais e do uso de shampoos especiais, sempre seguindio à risca a orientação médica. Importante ressaltar que as vitaminas para cabelo são, em sua maioria, aminoácidos e não possuem o poder de interromper a progressão da calvície. Elas funcionam como coadjuvantes quando aliadas ao tratamento com medicamentos específicos como o minoxidil, por exemplo, que é capaz de retardar e engrossar os fios, melhorando assim o volume dos cabelos. Mas lembre-se, não há regra! Cada caso é um caso!
Além do minoxidil, a finasterida também é um agente fundamental no processo. O uso do minoxidil se faz por via oral, tópica (de passar no couro cabeludo) e injetável no couro cabeludo, por microinfusão do medicamento na pele (MMP). A finasterida pode ser tomada por via oral ou aplicada por MMP no couro cabeludo, porém ainda há necessidade de mais estudos para o uso da finasterida na forma tópica.
No Grupo Speranzini desenvolvemos um protocolo clínico que reúne o que há de mais moderno e eficaz para potencializar o resultado do seu implante capilar.
O acompanhamento médico e a dedicação do paciente em relação às recomendações fazem total diferença. A rotina e a atenção vão garantir o tão sonhado resultado no presente e, principalmente, no futuro.