Crescer ouvindo gozações e apelidos nada simpáticos: esse é o dilema de quem acha que tem orelha grande. A aparência física está diretamente ligada ao bem-estar psicológico, emocional e social. Alterações na estética de qualquer estrutura no rosto costuma chamar a atenção, e com as orelhas não é diferente.
Costumamos dizer que às orelhas cabe somente a discrição. Quando chamam a atenção na estética do rosto é porque algo está errado. A orelha grande costuma ser uma queixa de muitas pessoas que alimentam o desejo de diminuí-la a qualquer custo, já que exerce forte influência na harmonia do rosto. Mas será mesmo que o problema é o tamanho?
Muitas vezes, a dita orelha grande se sobressai à estética do rosto, não pelo tamanho, mas porque se distancia excessivamente do crânio ou mesmo porque possui alterações em outras estruturas da orelha que proporciona a sensação de orelha grande.
Ajustar a distância da orelha em relação ao crânio, bem como as outras estruturas, diminui bastante o efeito visual das orelhas e muitas vezes a sensação de orelha grande desaparece, pois, a pessoa percebe que o incômodo não estava relacionado ao tamanho, mas sim à posição e à forma. Na consulta médica com um especialista em otoplastia – cirurgia plástica das orelhas – o cirurgião irá avaliar se o incômodo com a orelha grande realmente se deve ao tamanho ou corrigindo outras estruturas das orelhas deixará o paciente feliz.
Na média, as orelhas variam de 5,5 a 7,5 cm de altura e de 3 a 4 cm de largura. Sendo considerado normal 2 cm de distância do crânio, medida a partir da metade da orelha.
Existe desde o grau mais leve até o mais grave de alterações nas estruturas que compõe as orelhas, que podem levar à sensação de orelha grande. A indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta; há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo. Os graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes, e há também casos de macrotia, em que a pessoa, de fato, tem as orelhas de tamanho acima do normal. Nessas situações, as orelhas vão além e são consideradas muito grandes e requerem outro tipo de tratamento cirúrgico.
Quando a correção do distanciamento das orelhas do crânio e de estruturas das orelhas dão conta de regatar a autoestima dos pacientes que deixam de se incomodar com a orelha grande, a otoplastia é indicada. Normalmente, o procedimento é feito com anestesia local e dura de 2 a 3 horas. O paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar às atividades regulares dois dias depois, após a retirada do curativo. Depois da recuperação, a pessoa nem vai lembrar que algo aconteceu por ali, a não ser quando olhar as fotos antigas.
Para que tudo corra dentro do esperado e o resultado atinja às expectativas, deve-se procurar um cirurgião plástico especializado neste tipo de cirurgia e que possua larga experiência.