A resposta é simples e direta, mas não se consolida em números ou datas. A idade ideal para fazer a cirurgia de correção das orelhas de abano é exatamente a partir do momento em que a anomalia passa a ser, de fato, um problema na vida da pessoa, seja através de constrangimentos causados por bullying ou mesmo pela sensação de insatisfação ao olhar a própria imagem refletida no espelho.
Sob o ponto de vista estético, há quem consiga lidar tranquilamente com características próprias que não se enquadram nos atuais padrões de beleza, como é o caso específico das orelhas de abanos. Entretanto, para outros tantos, seguir em frente e transpor barreiras emocionais é um fardo muito pesado, capaz, inclusive, de causar transtornos e efeitos negativos e severos no equilíbrio emocional em qualquer etapa da vida.
Via de regra, a otoplastia, nome dado a cirurgia de correção das orelhas de abano, tem como limite apenas a idade mínima. A recomendação médica é que o procedimento deve ser realizado a partir dos seis anos, idade em que as orelhas, que são compostas por cartilagem, atingem o tamanho definitivo, permitindo qualquer intervenção eficaz na posição ou no formato. Além disso, a percepção sobre a própria aparência também desperta nesse período, quando a própria criança começa a se incomodar com as orelhas de abano.
Orelhas de abanos na infância e na adolescência
Num olhar direto para crianças e adolescentes que sofrem com os problemas gerados pelas orelhas de abano, vale destacar que os maiores transtornos ocorrem na idade escolar. Pela pouca experiência ficam expostos, geralmente sem preparo psicológico para enfrentar o bullying. Sem dúvida uma fragilidade perigosa, na medida em que os transtornos sofridos por conta das orelhas de abano geram acúmulo capaz de provocar distúrbios para o resto da vida.
Em tese, tendo como base a estrutura emocional no enfrentamento do problema, poderíamos considerar que a idade ideal para fazer a cirurgia de correção das orelhas de abano seria entre a infância e a adolescência, evitando o mais cedo possível as brincadeiras de mau gosto e o impacto que isto causa no desenvolvimento da autoestima e da personalidade.
Orelhas de abano em adultos jovens
Em contrapartida, adultos jovens entre 20 e 35 anos são os que mais buscam a otoplastia para corrigir as orelhas de abano. Isso se dá pelo fato de que nesta fase da vida o indivíduo atinge parcial ou total independência financeira, podendo tomar a decisão por si só, sem o aval necessário dos pais.
Orelhas de abano em adultos maduros
Foi-se o tempo em que pessoas mais maduras, acima dos 40 anos, pouco se incomodavam com questões estéticas, como por exemplo, ostentar orelhas de abano. Hoje, é cada vez mais frequente pacientes maduros assumirem o incômodo que carregam há anos e se submeterem à cirurgia para correção das orelhas de abano. Sempre é tempo!
O procedimento de correção das orelhas de abano é considerado relativamente simples, desde que conduzido por um cirurgião comprovadamente especialista em otoplastia. A cirurgia é feita com anestesia local, dura entre duas e três horas, não necessita internação e deixa cicatrizes normalmente imperceptíveis a olho nu.
Tão importante quanto a capacitação do cirurgião é a técnica utilizada na correção das orelhas de abano. Hoje, a evolução da otoplastia atende pelo nome de oto definitiva – associação de técnicas revolucionárias desenvolvidas pelo Dr. Mauro Speranzini, cujos resultados levaram a cirurgia da correção das orelhas de abano a uma nova era.