Além do resultado final em relação à naturalidade e à densidade do cabelo, um questionamento frequente dos pacientes é sobre a cicatriz no implante capilar. Com a evolução constante das técnicas, temos atualmente a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) que eliminou em parte a temida cicatriz linear no implante capilar.
Aquela cicatriz na região da nuca, tira a liberdade do homem escolher um corte de cabelo mais curto, como o undercut ou corte militar.
Você deve estar se perguntando por que então mencionamos que a técnica FUE elimina somente em parte a temida cicatriz no implante capilar, se é comum vermos nas redes sociais e, até na mídia, a informação de que o implante de cabelo com a técnica FUE não deixa cicatrizes.
Aqui vem a explicação: não se pode afirmar que a técnica FUE não deixa cicatriz no implante capilar. Na realidade, na técnica FUE os fios são retirados por meio de uma ferramenta cirúrgica denominada punch (pequeno cilindro de aço), e não mais com a retirada de um fuso de pele com bisturi. Portanto, a cicatriz no implante capilar com a técnica FUE é puntiforme, normalmente imperceptível a olho nu, já que o diâmetro desse instrumento é de apenas 0,7 mm a 1 mm, porém, elas são milhares, pois cada unidade retirada produz uma mini-cicatriz.
Cirurgia sem cicatriz não existe, mas a cicatriz no implante capilar com a técnica FUE pode ser imperceptível quando a cirurgia é realizada por profissionais altamente capacitados. Ao contrário, quando a escolha da equipe médica é pautada exclusivamente pelo investimento financeiro, o resultado pode ser desastroso e você pode ganhar milhares de cicatrizes aparentes no implante capilar. Isto acontece quando são usados instrumentos cirúrgicos grosseiros e quando há falta de preparo da equipe médica para fazer a retirada dos fios de cabelos, de modo que a cicatriz no implante capilar fique imperceptível.
Outro ponto que deve ser mencionado é que, a depender da cicatrização de cada pessoa, as milhares de cicatrizes puntiformes na área doadora podem, em alguns casos, ficar esbranquiçadas (white spots) e isto não tem como prever. Na dúvida, pode-se realizar um teste com a retirada de uma dúzia de unidades. Desta forma, equipe médica e o próprio paciente ficam cientes do que podem esperar da cicatriz no implante capilar.
O fato é que, com a evolução das técnicas cirúrgicas, atualmente a cicatriz no implante capilar bem realizado é geralmente imperceptível a olho nu – daí a informação errônea divulgada por aí de que o implante capilar com a técnica FUE não deixa cicatriz.
Para um resultado de excelência, é preciso reunir um corpo médico com muita experiência, equipamentos cirúrgicos de última geração, equipe técnica bem treinada, além de salas de procedimentos preparadas exclusivamente para a realização deste tipo de cirurgia. Reunidas estas condições, ninguém precisa temer a cicatriz no implante capilar. Na Clínica Speranzini agregamos, ainda, outro diferencial técnico cirúrgico que pode fazer toda diferença para você – saiba mais em nosso site.