Chegou a hora de realizar o sonho da correção das orelhas de abano e viver uma vida plena sem se esconder mais. A oto definitiva é um procedimento, como o nome mesmo diz, definitivo e você se verá livre do problema em pouco tempo. É extremamente importante que o paciente siga à risca todos os passos do pré e pós-operatório para para garantir o bom andamento da cirurgia e para que o resultado final seja o esperado.
Pré-operatório da oto definitiva
As drogas abaixo relacionadas alteram a coagulação sanguínea ou podem interagir com outros medicamentos. Por favor, avise-nos se estiver tomando qualquer uma destas drogas e antes de tomá-las ou suspendê-las converse com seu médico.
- Bebida alcoólica deve ser evitada por 3 dias.
- Complexos vitamínicos (vitaminas B e E) devem ser evitados por 7 dias.
- Salicilatos (Aspirina, AAS, Buferin, etc,,,) devem ser evitados por 7 a 14 dias.
É imprescindível que o paciente entre em contato conosco com antecedência em caso de qualquer enfermidade ou se achar necessário alterar / cancelar o dia da cirurgia.
Recomendações para a véspera da cirurgia
- Evitar refeições pesadas, alimentos não habituais e bebidas alcoólicas.
- Limpar bem o ouvido, principalmente o canal auditivo, com um cotonete umedecido com água e sabonete. Isto é importante para evitar infecção no pós-operatório.
- Jejum de 8 horas.
Recomendações para o dia da cirurgia
- Ao acordar tome um banho, não use cremes ou perfume.
- Não faça exercícios físicos.
- Mantenha-se em jejum.
- Compareça à Clínica Speranzini com os exames pré-operatórios solicitados, seus documentos e, se desejar, um casaco com capuz (ajudará a esconder o curativo).
- Recomendamos que um acompanhante leve-o (a) para casa ao final do procedimento ou opte pelo táxi, que poderemos solicitar para você.
Orientações pós-operatórias
Ao final da cirurgia a cabeça é enfaixada. Os pacientes recebem instruções por escrito de tudo que pode ou não ser feito no pós-operatório. Algumas recomendações são para garantir a estabilidade dos resultados, por isto elas devem ser seguidas à risca. A alta é dada sempre no mesmo dia.
O que fazer no dia?
Não mexa no curativo. Você pode deitar como quiser. Entretanto, pode ser mais confortável deitar-se de costas ou com o rosto voltado para o travesseiro.
- Evite alimentos que necessitem mastigar muito (esse movimento pode causar desconforto nas orelhas).
- Não tome bebidas alcoólicas por uma semana.
- O antibiótico deve ser tomado do modo prescrito na receita médica.
O que fazer no dia seguinte?
- O paciente deverá retornar à Clínica Speranzini para a retirada do curativo no horário previamente agendado.
- Ao chegar em casa, o paciente poderá molhar a cabeça e lavar as orelhas com cuidado. Prefira água morna ou fria. Água muito quente pode acentuar o inchaço local. Evite secador muito quente.
Observações gerais
- O paciente ficará sem curativos durante o dia. Dr. Mauro Speranzini não recomenda a compressão externa com bandagens em todos os casos. Quando indicado, uma faixa compressora poderá ser necessária por algumas semanas.
- Durante 4 semanas, antes de deitar, proteja as orelhas com o curativo fornecido pela Clínica Speranzini e cubra-as com a faixa que será entregue junto com os curativos.
- Desta forma evitam-se acidentes durante o sono. Durma na posição que lhe for mais confortável.
- Evite o sol na região operada por duas semanas. A partir daí, use protetor solar.
- Na grande maioria dos casos são utilizadas somente suturas absorvíveis, dispensando assim a retirada de pontos. Se tiverem sido utilizados fios inabsorvíveis os pontos serão retirados em 5 a 7 dias.
- Pode haver um pouco de coceira local nos primeiros dias e dormência nas primeiras semanas.
- O retorno ao trabalho ou à escola é possível já em três dias, embora o inchaço local possa comprometer sua aparência por mais tempo.
- Em 5 a 7 dias o aspecto melhora bastante e o retorno às atividades profissionais / escolares é mais tranquilo.
- Musculação, caminhada e bicicleta estão liberadas em três dias. Corrida e natação podem ser praticados em duas semanas. Esportes de contato (futebol, basquete, etc…) devem esperar quatro semanas.