Pode parecer um paradoxo, mas sobrancelhas cheias, bem-feitas e bem-formadas geralmente passam despercebidas num primeiro olhar. O que de fato salta aos olhos literalmente são as sobrancelhas desproporcionais, falhas ou mesmo a ausência delas, cujas causas podem ser de origem genética, traumas na região ou ainda associadas à determinadas doenças autoimunes.
Ironicamente, a irregularidade ganha destaque. Se você se enquadra nessa condição, é hora de procurar um cirurgião plástico efetivamente especialista em implante de pelos, nesse caso específico, as sobrancelhas.
O primeiro passo é fazer uma rigorosa avaliação para determinar o histórico e as características das sobrancelhas para, aí sim, determinar o plano cirúrgico de acordo com as demandas. É a busca pela simetria perfeita.
O implante de sobrancelhas pode ser considerado um procedimento artístico. Prova disso é que são considerados importantes aspectos estéticos como a forma do arco, o comprimento da testa, a espessura adequada de cabelo e o espaço entre as sobrancelhas.
Os resultados mais eficazes são obtidos por meio da utilização da técnica FUE com DNI, considerado o mais moderno método de implante de pelos do mundo, desenvolvido pelo Dr. Mauro Speranzini e aclamado pela comunidade médica internacional, A alta tecnologia, aliada à experiência e a precisão do cirurgião plástico, permite a retirada dos fios, um a um, da região doadora, que geralmente é o couro cabeludo. São feitos orifícios extremamente pequenos, imperceptíveis a olho nu, suficientes para acomodar o pelo transplantado.
Qualquer pessoa está apta a fazer o implante de sobrancelhas, desde que apresente boas condições de saúde, especialmente sem problemas de sangramento e coagulação. Normalmente não há relato de queixa de desconforto excessivo durante o procedimento, que dura cerca de três horas. A anestesia local é eficaz.
Para os casos de incômodo na primeira noite, o médico prescreve analgésico comum. No pós-operatório pode haver inchaço e vermelhidão na região, que desaparecem ainda na primeira semana. No primeiro mês, a indicação é que se evite exposição direta ao sol.
Assim como no implante capilar, os fios caem após alguns dias, mas as raízes implantadas garantem a volta do crescimento natural dos fios em até três meses. Depois dessa etapa, maquiagem, depilação e outros procedimentos estéticos podem ser realizados. Uma eventual queda posterior só ocorre se o paciente for acometido por alguma doença dermatológica na região, o que não tem qualquer relação com a cirurgia.
Os fios transplantados precisam ser aparados periodicamente, pois como se originam da cabeça, tendem a crescer mais do que o necessário para a região da sobrancelha. O alto índice de satisfação dos resultados e o custo acessível do procedimento fazem com que o implante de sobrancelhas ganhe cada vez mais força entre as cirurgias estéticas faciais mais procuradas.