Dada a extraordinária evolução das técnicas da restauração capilar nos mais diversos segmentos corporais, o implante de barba passou a ser um procedimento cirúrgico em ascensão na especialidade. Em recentes estudos da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, 55% dos homens do planeta usam barba, bigode ou ambos.
A mudança que o implante de barba promove deve ser muito bem discutida. Muito embora ao se barbear a pessoa retorna à sua aparência física de antes, a barba passa a fazer parte da nova vida, podendo influenciar, inclusive, na autoestima.
O procedimento é realizado com a mesma técnica usada para implantar fios na cabeça: a técnica FUE com DNI. A área doadora pode ser a própria barba. São retirados fios da região do pescoço e das maçãs do rosto e transplantados nas falhas ou regiões em que se queira um efeito mais cheio.
Correção de barba rala e com falhas
A barba com falhas é um problema para aqueles que sonham com um rosto cheio. As falhas são causadas pela genética ou por alguma doença dermatológica. Para os casos patológicos, há diversos tratamentos e medicamentos que podem auxiliar a correção. Já se a origem for genética, a saída é o transplante. A alternativa serve, também, para os homens que não possuem barba ou que desejam camuflar cicatrizes aparentes no rosto.
Nos casos de barba rala, em que os fios não são suficientes para preencher toda a área, é possível transplantar fios do próprio couro cabeludo do paciente – desde que não haja sinais ou tendência de calvície. Neste caso, as raízes de cabelo dão origem a fios que crescem naturalmente e devem ser aparados a intervalos regulares. Os fios são retirados da área doadora praticamente um a um e colocados em pequenos furos feitos na área onde há falhas ou nenhuma barba.
Os resultados são percebidos logo nos primeiros dias após a cirurgia. Entretanto, o resultado final só será obtido em um período de cerca de 5 a 6 meses, já que os pelos transplantados podem cair nas semanas seguintes à cirurgia e voltam a crescer após três ou quatro meses. O procedimento é realizado sob anestesia local e leve sedação. O paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar para casa.
Saiba tudo sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório.
Tendência das barbas para 2018
O site MachoModa.com.br fez um levantamento das tendências esperadas para este ano. Confira!
Contraste com bigode volumoso
Para 2018 os bigodes ganham destaque mais uma vez e aparecem forte com volume maior do que o resto da barba. Sim, o bigode sendo o principal destaque, mais cheio, com o resto da barba mais rala ou com volume menor, para dar o contraste.
Van Dyke Beard
Com referência clássica britânica, por carregar essa herança no nome de Van Dyck (pintor da Corte Real no século 16), o estilo de barba VanDyke é mais clássico. Cavanhaque no destaque e bochechas totalmente raspadas, sem volume. Pode ser mais curto, médio ou longo, desde que marque bem.
Tidy Carefree Beard (Barba Arrumada e Desconexa)
Esse Estilo é bem contrastante no nome e pode até parecer bipolar no conceito mas a barba Tidy Carefree (arrumada e desconexa) chega forte em 2018. Bem feita e alinhada na região das maçãs do rosto e no pescoço, mas um pouco mais desconexa, volumosa, até bagunçada nas laterais, parte frontal e no queixo.
Square Beard Shape
A barba com mais volume, ainda mais modelada, quase que um quadrado no rosto chega com destaque. Pode ser uma boa opção para quem tem a face bem redonda ou ovalada, por exemplo, pra dar uma equilibrada!
Medium Stubble (barba por fazer com volume médio)
Barba completa, mais rala, mas com um pouco de volume, dando aquela impressão clássica de 2 ou 3 dias sem se barbear. Pode ficar bacana também pra quem não tem a barba cheia, disfarçando e até dando uma pegada mais despojada para as falhas!
(Texto e imagem: MachoModa.)