Cirurgião plástico brasileiro profere aula em Congresso Mundial
O cirurgião plástico Dr. Mauro Speranzini, um dos maiores especialistas do mundo em Otoplastia (cirurgia para correção de orelha de abano), participará do 17° Congresso Mundial, organizado pela International Confederation for Plastic Reconstructive, and Aesthetic Surgery (IPRAS), dia 1° de março, em Santiago, capital do Chile.
Na ocasião, o médico vai proferir sobre a técnica criada por ele que evita a “extrusão” de pontos na Otoplastia, um incômodo local que pode levar a uma infecção. Em alguns casos, inclusive, há a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica para a retirada completa dos pontos.
Formou-se na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 1987. Especializou-se em Cirurgia Plástica no Hospital dos Defeitos da Face. Obteve o Título de Especialista na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, onde é Membro Titular com tese de dissertação sobre cirurgia da orelha. Em 2000, obteve o Título de Mestre pelo Departamento de Cirurgia da FMUSP. A tese de Mestrado, aprovada com distinção, versou sobre a “Correção de Orelhas de Abano”, conhecida como Otoplastia. Tem ministrado aulas sobre o assunto em diversos Hospitais e Serviços Credenciados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foi Médico Assistente do Hospital Pérola Byington no período de 1993 a 2008. Escreveu o capitulo. “Correção de orelhas de abano” no livro Cirurgia Plástica – Dr. José Marcos Mélega, publicado em 2011. Na qualidade de coordenador, ministrou o Curso “Orelhas de Abano” nos Congressos Brasileiros de Cirurgia Plástica de Recife (2006), Curitiba (2007), Brasília (2008), São Paulo (2009) e em Vitória (2010). É membro da American Society of Plastic Surgeons. Considerado o maior especialista do Brasil em Otoplastia, é frequentemente convidado para ministrar palestras e participar de simpósios e workshops, tendo inclusive apresentado seu trabalho no Congresso Americano de Cirurgia Plásticade 2011. Mauro Speranzini também é especialista graduado em Transplante Capilar e Cirurgia da Mama.