Dr. Mauro: O transplante de barba é uma redistribuição de fios que pode ser feito da barba para própria barba ou da barba para o couro cabeludo. Também se faz do couro cabeludo para barba aonde se você tiver uma área doadora farta você pode transferir para área deficiente.
Entrevistador: Uma câmera com lente de aumento mostra como estão os pelos em quantidade e qualidade.
Dr. Mauro: As unidades tem um, dois ou três fios de cabelo e são fios mais finos. Então agente documenta, e na região da barba as unidades geralmente tem apenas um fio de cabelo e um fio mais grosso.
Entrevistador: Essa avaliação é feita tanto no couro cabeludo quanto na barba, pra mapear qual será a área doadora.
Dr. Mauro: Quem não tem barba suficiente no pescoço para transferir para a barba, nós utilizamos os fios do couro cabeludo.
Entrevistador: O procedimento é feito com essa pequena agulha. Os fios são retirados um a um e transplantados na área desejada. Os pelos criam uma nova raiz como se tivesse nascendo ali. O transplante de barba é demorado, são entre 6 a 12 horas de cirurgia e a vantagem desse método é que se a área doadora for o pescoço, não nasce mais pelo no local. Dr. esses fios aqui foram retirados dessa área do paciente, do pescoço?
Dr. Mauro: Sim, geralmente quando se vai utilizar fios da própria barba nós utilizamos essa região, porque são fios menos desejáveis. E a cicatrização é muito boa, não costuma deixar marcas.
Entrevistador: Alessandro está todo todo com novo visual e investiu quase 20 mil reais pra por fim as falhas que tanto incomodavam. A barba dele era assim, parecem poucas áreas sem pelos, não é? Mas deu um trabalhão.
Alessandro: A cirurgia foi bem longa, cheguei na clinica às 6 horas da manhã e sai às 6 da tarde. Anestesia local, você toma um remédio anestésico e dorme a cirurgia inteira, não senti nada.
Entrevistador: A mudança foi imediata, é só comparar o antes e o depois.
Alessandro: Você se olha no espelho, você vê que chama atenção, aquelas falhas desapareceram, então fiquei com uma aparecia mais bacana.
Entrevistador: Isso que é vontade de ter barba viu, essa moda de ser barbudo será que é por conta das celebridades masculinas que agora tem adotado um visual peludo? Ou tem a ver com fatos históricos? Na pré-historia não existiam lâminas de barbear, quanto mais tempo de vida, maior a barba masculina. Portanto, os pelos no rosto eram sinônimo de experiência na arte de sobreviver.
No Egito antigo, barba era sinal de status da nobreza. Já na Grécia antiga, soldados barbudos eram considerados corajosos e fortes. E hoje em dia? Qual o significado da barba masculina?