Na otoplastia, que é a cirurgia para corrigir a proporção, posição ou forma das orelhas, uma dúvida recorrente é sobre a melhor época para operar. É comum ouvir por aí que este procedimento deve ser realizado no inverno, já que as baixas temperaturas facilitariam a recuperação pós-operatória. Mas, de fato, isso é um mito! A verdade é que o pós-operatório da otoplastia é relativamente simples e independe da época do ano em que é feita, porém, há vantagens e desvantagens da otoplastia nas férias de verão.
Na realização da otoplastia nas férias de verão, o calor pode interferir somente no conforto da primeira noite, já que, após a cirurgia, o paciente retorna para casa com um curativo nas orelhas, que é retirado em 48h, no primeiro retorno pós-operatório.
“A evolução pós-operatória da otoplastia nas férias de verão não tem relação com o calor e varia caso a caso. Nem mesmo o inchaço das orelhas, comum após a otoplastia, tem qualquer relação com a temperatura na época em que é realizada. Ele regride de forma natural em aproximadamente uma semana”, explica o cirurgião plástico Dr. Mauro Speranzini, criador da oto definitiva – associação de técnicas revolucionárias cujos resultados levaram a otoplastia a uma nova era no Brasil e no mundo.
Vale lembrar que a otoplastia nas férias de verão leva vantagem no tempo de recuperação. As férias de verão costumam ser mais longas, permitindo o retorno ao trabalho ou escola normalmente sem sinais aparentes da cirurgia, uma vez regredidos o inchaço e a roxidão.
Por pura crença, ainda há certa preferência pela realização da otoplastia nas férias de inverno, fazendo com que, em algumas situações, as pessoas acreditem ter de esperar pelo ano seguinte para conseguir agendar uma data. Também por isso, é vantajoso programar a otoplastia nas férias de verão, já que há mais flexibilidade na escolha de datas e horários.
A exposição solar, esta sim, deve ser evitada por um mês. Portanto, realizar a otoplastia nas férias de verão é uma ótima opção para quem deseja trocar as praias e piscinas por um destino com menor incidência de sol, por exemplo.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens da otoplastia nas férias de verão, que tal incluir nos objetivos para o ano novo o resgate da autoestima, livrando-se definitivamente dos transtornos causados por problemas nas orelhas?