A cirurgia plástica estética alcança números cada vez mais impressionantes no Brasil. Hoje, ficamos atrás apenas do Estados Unidos em número de procedimentos. Nessa esteira, o transplante capilar ganha popularidade por conta dos bons resultados que oferece. Mas há um alerta no ar. Quando conduzido por um especialista em transplante capilar, o risco de transformar o sonho em pesadelo cresce perigosamente.
Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontou que 63% dos erros médicos que acontecem neste segmento são causados por médicos não especializados no assunto.
A medicina se especializou muito e é difícil para um médico dominar todas as áreas. O transplante capilar, quando feito por um cirurgião comprovadamente qualificado, tem os riscos reduzidos ao máximo. A habilidade e o domínio de modernas técnicas é o que determina o sucesso de um procedimento.
Um médico efetivamente especialista em cirurgia plástica é aquele que graduou-se em medicina, concluiu dois anos de residência em cirurgia geral e três anos de residência em cirurgia plástica, totalizando 14 mil horas de treinamento.
Infelizmente, ainda hoje é comum que algumas pessoas acreditem que os procedimentos estéticos são simples e podem ser realizados em qualquer local ou por qualquer profissional. Não caia nessa! Antes de investir em uma intervenção, você deverá ter em mente que esse é um processo complexo, que resultará em uma modificação importante no seu corpo — e que, muitas vezes, não poderá ser reparada!
Utilize a internet a seu favor. O meio digital é um excelente caminho de busca. Comece identificando o nome e o CRM do médico na sua região e, em seguida, dê uma conferida nas redes sociais e em sites onde os pacientes podem deixar feedbacks sobre os atendimentos e serviços prestados, como o Reclame Aqui ou até mesmo o próprio Google.
O próximo passo é a consulta. Com uma boa conversa, é possível saber se o cirurgião transmite confiança e faz com que você se sinta à vontade para realizar o tão sonhado transplante capilar. O procedimento é um momento íntimo e merece todo o cuidado e dedicação no pré-operatório, durante o procedimento e ao longo da recuperação.
Poucos cirurgiões se dedicam tão profundamente a ponto de se tornarem um especialista em transplante capilar. Em quase três décadas realizando o procedimento, os excelentes resultados habilitam Dr. Mauro Speranzini a ser uma referência internacional na especialidade.
Além disso, o cirurgião dedica-se a treinar a equipe médica das clínicas do Grupo Speranzini para que todos apliquem, com excelência, o conceituado protocolo cirúrgico Speranzini. Profissionais de áreas correlatas como a dermatologia/tricologia também são escolhidos com rigor para integrar a equipe.
Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1987, Mauro Speranzini é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS). Cirurgião referência em transplante de pelos, foi presidente da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC) no biênio 2017-2018.
É criador da técnica DNI que, associada à FUE, levou o transplante capilar a uma nova era no Brasil e no mundo. Dr. Mauro participa e palestra em congressos nacionais e internacionais, além de contribuir com diversas publicações sobre transplante capilar nas principais revistas científicas do mundo.